Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hollywood poderia ter matado essa obra-prima do cinema de guerra: Realismo extremo e um elenco dedicado

Lançado há 41 anos, O Barco, de Wolfgang Petersen, é a referência absoluta para filmes de gênero e um dos maiores sucessos do cinema alemão, mas poderia ter fracassado.

15 jun 2024 - 00h00
Compartilhar
Exibir comentários

Outono de 1941. Segunda Guerra Mundial. Base em La Rochelle. Na véspera de embarcar em uma missão de rotina no Atlântico Norte, a tripulação de um submarino alemão está comemorando. Eles dançam e bebem como se o amanhã não existisse e, embora não saibam, para alguns deles ele existirá. Dos 40 mil submarinistas alemães, apenas 10 mil voltarão para casa.

Embora tenha havido filmes sobre submarinos antes de O Barco, um subgênero do cinema de guerra popular entre os cinéfilos, mas especialmente no lado hollywoodiano, nenhum ainda chegou perto da obra-prima de Wolfgang Petersen, que, há mais de 41 anos, elevou o nível com o que também seria seu melhor filme.

Repleta de sequências tensas, a odisseia desses 42 mergulhadores liderados pelo formidável Jürgen Prochnow fica ainda mais emocionante com o uso brilhante da Steadycam pelo cineasta, que percorre todos os cantos e recantos do submarino, dando ao espectador a sensação claustrofóbica de estar completamente preso. Um resultado de extremo realismo ao qual ele acrescentou o fato da experiência vivida pelo elenco, que se entregou de corpo e alma durante os 170 dias de filmagem, enquanto viviam "prisioneiros" em um cenário de aço de 70 metros de comprimento, sob calor extremo e alta umidade.

Foto: Adoro Cinema

"Eu não vou fazer um filme em meu barco com esses bastardos!"

O filme foi uma adaptação do romance de 1973 de Loth…

Leia o artigo em AdoroCinema

Sem esse lendário suspense policial alemão, o melhor vilão de James Bond nunca teria existido

Um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos quase ganhou um final alternativo perturbador - e iria traumatizar sua infância

Nem A Sociedade da Neve, nem Zona de Interesse: Este filme alemão com trilha sonora impecável também foi indicada ao Oscar 2024

No streaming: Este filme vai te arrepiar e provar o quão bom o cinema alemão pode ser

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade