História de imperador romano foi uma das inspirações para novo filme de Yorgos Lanthimos, Tipos de Gentileza: "Um ponto de partida complexo"
Tipos de Gentileza, o novo filme de Yorgos Lanthimos, apresenta três histórias vagamente conectadas, cheia de excentricidade e violência, pelas quais o diretor é mais conhecido.
Tipos de Gentileza, o mais novo longa-metragem do diretor grego Yorgos Lanthimos, chega em breve aos cinemas brasileiros. E uma das principais características desta antologia, segundo o próprio realizador, é retratar o controle e manipulação, a partir de três histórias distintas, que se conectam por um detalhe sutil. Para tal, o cineasta mencionou uma referência importante - e clássica: Calígula, o imperador romano chamado de "louco".
Em entrevista ao The Film Stage, Lanthimos disse que leu sobre a personalidade e buscou associar com situações possíveis nos dias de hoje, e entre pessoas comuns: "Há partes em que o controle dele sobre as pessoas é tão surpreendente, como vida e morte, esse tipo de situação, e comecei a pensar se isso existe hoje e de quais maneiras", comenta:
"E se você tomasse isso como uma situação e a levasse a extremos e visse o que é esse tipo de relacionamento e o que isso significa? E o que isso significa sobre livre arbítrio e controle? Acreditar em alguém e confiar em alguém. Parecia um ponto de partida complexo. Então, começamos a inventar essa história" Yorgos Lanthimos, via The Film Stage.
Tipos de Gentileza apresenta três histórias entrelaçadas, que exploram os caminhos imprevisíveis da vida e os desafios pessoais de seus protagonistas. Em uma narrativa, um homem busca recuperar o controle de sua vida após se perder em um caminho incerto. Em outra, um policial tenta reconstruir seu relacionamento com a esposa, que retorna misteriosa…