Heroínas, amantes, vilãs: veja atrizes que embelezaram filmes de ação
Filmes de ação sempre foram pautados por três regras, além, é claro, da ação. Primeiro, é necessária a presença de um sujeito para atazanar a vida de alguém. Segundo, é imprescindível a presença de um outro para perseguí-lo e dar à história um final feliz. Finalmente, é preciso haver uma mocinha para dar às tarefas do herói ao menos algum sentido - defender a indefesa e oprimida garota é o mais comum.
Naturalmente, com as mulheres ganhando espaço cada vez maior no mercado de trabalho e autoridade sem precedentes nos relacionamentos amorosos, os filmes de ação já possuem também suas próprias heroínas, mulheres de fibra que colocam marmanjos no chinelo quando o assunto é defender o ofício. O exemplo mais recente é Paula Patton, que, sob o comando de Ethan Hunt (Tom Cruise), integra o time de investigadores do quarto longa da franquia Missão: Impossível, Protocolo Fantasma, que estreou no Brasil na semana passada.
Foi pensando no sexo feminino que o Terra preparou um megaespecial com 50 garotas que embelezaram filmes de ação nas últimas duas décadas. E não há apenas as mocinhas indefesas citadas no primeiro parágrafo ou as heroínas imbatíveis descritas no segundo. Como ocorre na vida real, essas mulheres podem também ser vilãs traiçoeiras, trabalhadoras à procura de vingança, simples donas de casa ou mesmo pessoas com todas essas características misturadas.
Como na vida real, as funções femininas são as mais variadas possíveis nos longas; e, como na vida real, elas estão sempre presentes, embelezando e dando um toque de classe aos filmes de ação.