Greve dos roteiristas: sindicato e estúdios chegam a potencial acordo
Paralisação da Writers Guild of America teve início em maio deste ano.
Oficialmente desde o dia 2 de maio, a greve dos roteiristas tem movimentado Hollywood de maneiras importantes para a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Conduzida pela Associação de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America), a paralisação, enfim, pode ter o seu fim decretado ainda nesta semana, após quatro meses de negociações frustradas.
No último domingo, a WGA e os principais estúdios e plataformas de streaming da Aliança dos Produtores de Cinema e de Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers) chegaram a um acordo provisório que considera os próximos três anos.
Foram cinco dias consecutivos de conversação entre as partes interessadas em encerrar este capítulo que já vem assombrando a indústria do entretenimento por quase 150 dias. Quatro líderes importantes de Hollywood participaram de três dias de negociações: Bob Iger da Disney, Donna Langley da NBCUniversal, Ted Sarandos da Netflix e David Zaslav da Warner Bros.
"Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para escritores em todos os setores dos membros", escreveu o comitê de negociação do WGA em um e-mail enviado aos membros na noite de ontem.
Apesar do momento singular desde o início da movimentação, a greve ainda estará em vigor através do processo de aprovação da guilda. Porém, os piquetes já foram suspensos. A previsão é que os membros do sindicato possam votar na terça-feira sobre o encerrament…