PUBLICIDADE

'Titanic': Conheça o polêmico filme perdido sobre o naufrágio

'Saved From the Titanic' foi lançado um mês após o acidente e causou bastante controvérsia na época.

21 jun 2023 - 15h40
(atualizado em 22/6/2023 às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
O controverso filme perdido do Titanic:

Você já ouviu falar no filme perdido do Titanic? Exatamente um mês depois do maior naufrágio de todos os tempos, se deu início uma produção bizarra, polêmica e conturbada sobre os acontecimentos envolvendo o navio, e hoje nosso colunista Ygor Palopoli te conta essa história no vídeo acima.

'Saved From the Titanic' foi lançado em abril de 1912 e gerou alvoroço entre as famílias dos sobreviventes que mal tiveram tempo pra absorver as notícias e já viam seus falecidos entes queridos sendo mostrados na tela do cinema.

Apenas dois dias depois do acidente, a atriz Dorothy Gibson foi abordada por seu namorado, o produtor de cinema Jules Brulatour, pra que ela interpretasse uma das sobreviventes do naufrágio. Só tinha um detalhe nisso: a sobrevivente era ela mesma. Dorothy Gibson era uma estrela do cinema mudo em 1912, e retornava das férias na Europa a bordo do Titanic quando o desastre aconteceu. Ela conseguiu sobreviver à catástrofe e foi resgatada pelo RMS Carpathia. Após seu retorno aos Estados Unidos, Gibson foi convencida por Jules a reviver a experiência traumática em tela.

A decisão de fazer o filme tão rápido foi recebida com certa controvérsia. Muitos viam a produção como uma exploração insensível do desastre, enquanto outros argumentavam que era uma forma de documentar um evento histórico de importância monumental, criando-se, assim, praticamente uma divisão de opiniões que inflou ainda mais o filme, que por sua vez se tornou um sucesso de bilheteria sob a direção de Étienne Arnaud.

O estresse de participar do filme, combinado com a reprovação do público, teve um impacto significativo em Gibson. Ela sofreu um colapso nervoso pouco depois da conclusão do filme e precisou encerrar sua carreira no cinema. Curiosamente, falamos aqui de uma carreira que sobreviveu a um naufrágio mas não sobreviveu às críticas.

'Saved from the Titanic' foi apagado da humanidade apenas dois anos depois, já que todas as suas cópias foram perdidas em um incêndio em 1914 nos Eclair Studios, tornando impossível ver hoje em dia o filme que causou tanta controvérsia.

Foto: SpinOff
Fonte: Ygor Palopoli
Compartilhar
Publicidade
Publicidade