'O Agente Secreto' é indicado em duas categorias do Bafta 2026
Depois da vitória no Globo de Ouro e das indicações no Oscar, longa brasileiro faz sucesso também na 'Oscar britânico'
O filme "O Agente Secreto" foi indicado em duas categorias no Bafta 2026, Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro Original, e a premiação ocorrerá em 22 de fevereiro, em Londres.
O filme O Agente Secreto foi indicado à duas categorias do Bafta 2026, premiação conhecida como o ‘Oscar britânico’. Conforme a lista divulgada nesta terça-feira, 27, o longa concorre como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro Original. Diferente do Oscar, Wagner Moura não concorre como Melhor Ator.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A produção brasileira terá a concorrência de quatro filmes: Apenas Um Acidente, Sirat, A Voz de Hind Rajab e Valor Sentimental. Já em Melhor Roteiro Original, disputam também: Eu Juro, Marty Supreme, Valor Sentimental e Pecadores.
Outra produção brasileira indicada ao prêmio foi o documentário brasileiro Apocalipse nos Trópicos, da diretora Petra Costa. Estão no páreo pela estatueta 2000 Meters to Andriivka, Cover-Up, Mr Nobody Against Putin e A Vizinha Perfeita.
Esse é o segundo ano consecutivo que o Brasil é indicado pela Academia Britânica de Cinema. No ano passado, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi indicado Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, mas perdeu para Emilia Perez.
A premiação está marcada para ocorrer em 22 de fevereiro, em Londres, no Reino Unido.
O Agente Secreto
Após a vitória no Globo de Ouro, O Agente Secreto foi indicado em quatro categorias no Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura no último dia 22.
O longa tem direção de Kleber Mendonça Filho e se passa na década de 1970, durante o período da Ditadura Militar. Na trama, Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário especialista em tecnologia que vive em São Paulo, decide retornar ao Recife, em Pernambuco. Em meio à fuga de assassinos e ao regime militar, Marcelo tenta se reconectar com a família.
A história é marcada por fugas, medo e paranoia política, além da repressão militar. O personagem principal se vê envolvido em uma complexa rede de espionagem e precisa confrontar diversos dilemas morais.