PUBLICIDADE

Jared Leto revela primeira imagem de 'Tron: Ares', sequência de ficção científica que revolucionou os anos 80

Terceiro filme da franquia "Tron", que começou em 1982, chegará aos cinemas em 2025 com produção da Disney

29 fev 2024 - 22h16
(atualizado em 1/3/2024 às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: X/Jared Leto / Pipoca Moderna

O ator Jared Leto publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) a primeira imagem oficial de 'Tron: Ares', terceiro filme da franquia que começou em 1982. O visual é próximo ao design mais moderno de 'Tron: O Legado' (2010) com a mudança das tonalidades azuladas para um vermelhidão.

O filme, que tem previsão de estreia para 2025, está sendo rodado em sigilo pela Disney, que ainda não divulgou sinopse da produção. A direção é de Joachim Rønning ('Malévola: Dona do Mal').

Só o que se sabe é que Jared Leto ('Mobius') assumirá o papel principal em 'Tron: Ares'. O elenco inclui também Jodie Turner-Smith ('Queen & Slim'), Evan Peters ('Dahmer: Um Canibal Americano'), Greta Lee ('The Morning Show'), Cameron Monaghan ('Gotham'), Gillian Anderson ('Sex Education') e Sarah Desjardins ('Yellowjackets'), formando um grupo diversificado de atores para a continuação da saga.

Vale mencionar que a produção será a primeira sem participação de Steven Lisberger, diretor e criador da franquia, que também escreveu o segundo filme. O roteiro é escrito por Jesse Wigutow ('O Corvo') e Jack Thorne ('Best Interests').

Flopou! 10 filmes que renderam prejuízos milionários aos estúdios Flopou! 10 filmes que renderam prejuízos milionários aos estúdios

O legado tecnológico e cultural de Tron

A franquia de ficção científica começou com 'Tron' (1982) e ganhou popularidade pelos efeitos especiais imersivos. A história apresenta um mundo virtual em um computador, mergulhado em tecnologia e cores fluorescentes. Neste universo, os softwares são retratados como seres conscientes que vivem e interagem entre si.

O longa original apresentava esse mundo virtual criado por Kevin Flynn, um designer de videogame interpretado por Jeff Bridges. Ele é transportado para dentro de sua própria criação e se une a Tron, um programa de segurança vivido por Bruce Boxleitner. Na época de seu lançamento, o longa arrecadou apenas US$ 33 milhões nas bilheterias e foi considerado um fracasso comercial, mas recebeu duas indicações ao Oscar (Melhor Figurino e Mixagem de Som) e acabou se tornando cultuadíssimo durante o boom do VHS. Atualmente, é considerado um filme pioneiro pelos conceitos inovadores e os efeitos especiais surpreendentes para a época.

Quase 30 anos depois, a Disney lançou a continuação 'Tron - O Legado', com Garrett Hedlund ('The Tutor') e Olivia Wilde ('Não Se Preocupe Querida') como protagonistas. A história ainda trouxe Jeff Bridges de volta, ao lado de uma versão digitalmente rejuvenescida de Bruce Boxleitner. O longa arrecadou US$ 400 milhões de bilheteria no mundo todo e terminou com gancho para uma continuação. A produção destacou-se mais uma vez pelos efeitos visuais, além de ter lançado a carreira hollywoodiana do diretor Joseph Kosinski -- hoje mais conhecido por 'Top Gun: Maverick'.

Desde então, o público espera pela continuação. Mas 'Tron: Ares' não deve retomar a história interrompida, pela ausência dos dois protagonistas do longa anterior. Ainda assim, a ideia de um software que ganha vida fora do ciberespaço -- a situação exata de Quorra (Wilde) no final do segundo filme -- deve ser a premissa da nova trama.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade