Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Iniciativas sustentáveis e turismo de base comunitária são apostas para conquistar estrangeiros

Catálogo lançado pela Braztoa, em parceria com a Embratur, reúne 28 iniciativas vencedoras ou finalistas do prêmio de sustentabilidade da associação de operadoras, nas edições de 2022 a 2024

3 nov 2025 - 19h09
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de iniciativas com experiências sustentáveis pelo Brasil foram selecionados para atrair turistas internacionais. Observação de pássaros e peixes, imersão em comunidades quilombolas ou na Mata Atlântica, vivências de culturas ancestrais e da gastronomia local estão entre as opções. É o Catálogo de Experiências Sustentáveis pelo Brasil, lançado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

A coleção da Braztoa reúne 28 iniciativas vencedoras ou finalistas das edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade nas edições de 2022 a 2024. O destino que mais se repete é Bonito, no Mato Grosso do Sul, com quatro selecionadas. As indicações, porém, abrangem de norte a sul do País, em Estados como Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entre elas está a Manutenção da Tradição da Pesca da Tainha, patrimônio imaterial de Florianópolis com origem açoriana. De maio a julho, os hóspedes do resort Costão do Santinho podem participar dessa experiência com pescadores locais.

No Mato Grosso, o Turismo Cultural Wazare Etnia Haliti-Paresi combina natureza com saberes indígenas em roteiros de 1 ou 2 dias. Já itinerário do Roteiro Quilombo São Luís inclui 15 pontos, como terreiros, blocos afro e centros culturais na capital do Maranhão.

Os selecionados irão receber uma qualificação para atender o mercado internacional. Os detalhes de cada um, incluindo agências ou empreendimentos responsáveis, podem ser conferidos no catálogo divulgado.

Elas foram avaliadas considerando as necessidades do turista estrangeiro, como estrutura, conectividade, acessibilidade, posicionamento comercial e responsabilidade socioambiental. Esses critérios também serão levados em conta no resultado do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2025, divulgado em 8 de dezembro, em Belém.

Experiências e inspiração audiovisual

Em abril deste ano, a Embratur divulgou outra parceria para promover turismo de experiências autênticas e sustentáveis para o mercado internacional. Parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Feel Brasil é uma seleção de 101 experiências por todos os estados brasileiros, sendo 80% dos destinos engajados com sustentabilidade social e ambiental.

Os roteiros focam nas micro e pequenas empresas que realizam turismo nos destinos destacados, já que elas são responsáveis por 90% dos negócios turísticos no Brasil, segundo o Sebrae. Entre os destaques, estão: Tour de Artesanato e Aula Prática de Ciclogravura, no Ceará; Turismo Gastronômico e de Grafite em Pinheiros, São Paulo; visita mediada em Inhotim, Minas Gerais; e Rota do Café Gourmet, na Bahia. Todas podem ser conferidas no site.

Intervenções no viaduto da Rua Oscar Freire sobre a Avenida Paulo VI, em frente à Estação Sumaré-Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Pinheiros, zona oeste.
Intervenções no viaduto da Rua Oscar Freire sobre a Avenida Paulo VI, em frente à Estação Sumaré-Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Pinheiros, zona oeste.
Foto: Felipe Cordeiro/Estadão / Estadão

Na WTM Londres 2025, feira global realizada neste início de novembro, a Embratur e a Netflix lançam um guia turístico baseado em séries e filmes brasileiros disponíveis na plataforma com bom engajamento. A ação é inspirada em outras semelhantes que a Netflix fez, entre outros países, com a Espanha e a França.

Maranhão, Alagoas, Amazonas, Paraná,

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade