Filme baseado na obra de Clarice Lispector é destaque na Alemanha
A Paixão Segundo G.H. será alvo de um debate na Feira do Livro de Frankfurt, com a participação do seu diretor, o brasileiro Luiz Fernando Carvalho
Anualmente, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, realiza um dia dedicado às relações entre a literatura e o cinema. Neste ano, o Book-to-Screen, como é chamada a trilha, acontecerá no dia 17 de outubro e um filme brasileiro ganhará destaque.
O diretor Luiz Fernando Carvalho participará do evento para debater o filme A Paixão Segundo G.H., baseado em livro homônimo de Clarice Lispector e estrelado por Maria Fernanda Cândido. Ele conversará com a editora alemã Britta Egetemeier, do grupo Penguin Random House na Alemanha.
A Feira do Livro de Frankfurt é o principal palco mundial para compra e venda de direitos e licenciamentos de conteúdos literários. O Book-to-Screen, neste contexto, é uma vitrine importante, como explica Juergen Boos, diretor da Feira: "Com o Book-to-Screen, a Feira do Livro de Frankfurt envia um sinal claro de que somos uma ponte entre o mundo editorial e as indústrias criativas, em particular as indústrias do cinema, da televisão e do streaming. O nosso objetivo é reunir desenvolvedores e produtores de conteúdo com autores e editores, pavimentando o caminho do livro para a adaptação para o audiovisual e a implementação em novos formatos, como os jogos".
Considerado "infilmável", A Paixão Segundo G.H. ganhou versão cinematográfica em 2024 pelas mãos de Carvalho, diretor também de Lavoura Arcaica, igualmente inspirado em um livro, no caso na obra homônima de Raduan Nassar.
Na trama, uma mulher, identificada apenas como G.H. (no filme, interpretada por Maria Fernanda Cândido), mora em uma cobertura de frente para o mar, no Rio de Janeiro. Ela se depara com uma barata no quarto da empregada despedida na noite anterior. A empregada é Janair (vivida por Samira Nancassa), que deixa um desenho feito a carvão. A barata e o desenho formam uma grande batalha interna em G.H.