Fernanda Torres mostra retorno ao Festival de Veneza como jurada: 'Ainda estou aqui'
Atriz brasileira compõe o júri da mostra competitiva, a principal do evento, ao lado do cineasta Alexander Payne
Um ano depois de Ainda Estou Aqui levar o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, Fernanda Torres volta à cidade italiana para a nova edição da festa cinéfila, desta vez para compor o júri oficial do evento. A atriz usou o Instagram na manhã desta terça-feira, 26, para compartilhar um vídeo registrando sua chegada de barco.
"Indo para Veneza ser júri. Há um ano estava aqui com um filme, este ano ainda estou aqui, com meus amigos russos. Olha que maravilha", brincou a atriz. O festival marcou o início da trajetória do longa-metragem de Walter Salles, que deu ao Brasil o primeiro Oscar de melhor filme internacional da história.
O júri da mostra competitiva do Festival de Veneza 2025 é presidido pelo cineasta Alexander Payne, e composto também pela roteirista e diretora francesa Stéphane Brizé, pela italiana Maura Delpero, o romano Cristian Mungiu, o iraniano Mohammad Rasoulof e a atriz chineza Zhao Tao, além, é claro, da representante brasileira.
O grupo será responsável por decidir quais obras serão agraciadas com os principais prêmios, como o Leão de Ouro de melhor filme, o Leão de Prata e os prêmios de melhor ator e atriz, melhor roteiro e prêmio especial do júri.
A 82ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza acontece de 27 de agosto a 6 de setembro. Entre as obras que concorrem aos prêmios da mostra competitiva estão Frankenstein, de Guillhermo del Toro, Jay Kelly, de Noah Baumbach, Coração de Lutador: The Smashing Machine, de Benny Safdie, e Bugonia, de Yorgos Lanthimos.