Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo descobre que protagonistas femininas aparecem em número recorde de filmes em 2024

Pesquisa aponta que 42% dos 100 filmes mais populares do último ano foram protagonizados por uma mulher

11 fev 2025 - 14h31
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2024 foi movimentado para o cinema norte-americano. Entre filmes como Wicked, Moana 2 e Anora, uma tendência foi notada por um estudo da Universidade Estadual de San Diego — o protagonismo feminino está em alta em Hollywood.

‘Wicked’ e mais estreias da semana nos cinemas
‘Wicked’ e mais estreias da semana nos cinemas
Foto: Universal/Divulgação / Estadão

Publicado por Martha Lauzen, professora de cinema e fundadora do Centro de Estudos de Mulher na Televisão e no Cinema da universidade, a pesquisa descobriu que, entre os 100 filmes mais populares dos Estados Unidos no ano passado, 42% deles foram protagonizador por uma atriz.

O dado é inédito e acompanha outro recorde — pela primeira vez na história recente, a porcentagem de protagonistas femininas é similar à porcentagem de protagonistas masculinos entre os 100 filmes com maior bilheteria nos Estados Unidos. Para efeito de comparação, em 2023 a diferença era gritante — apenas 28% dos filmes foram protagonizados por mulheres, enquanto 62% foram liderados por homens.

"Dois mil e vinte e quatro ofereceu uma das seleções mais ricas de filmes com protagonistas femininas dos últimos tempos. Essas mulheres fictícias lutaram contra relacionamentos pessoais insatisfatórios e ambientes de trabalho discriminatórios. Filmes como A Substância se opuseram fortemente a uma cultura que considera as mulheres descartáveis", disse Martha Lauzen em um comunicado à imprensa.

Apesar dos dados, nem todas as descobertas do estudo foram positivas para a diversidade. Em 2024, a porcentagem de personagens femininas em papéis com falas aumentou apenas 2 pontos percentuais, atingindo 37%, enquanto a porcentagem de personagens femininas principais subiu um único ponto percentual, chegando a 39%. Em 72% dos filmes analisados, haviam mais personagens masculinos do que femininos em papéis com falas.

Em relação à raça e etnia, 2024 também foi um período de mudanças: 67,3% das personagens femininas principais eram brancas (aumento em relação a 54,7%), 17,4% eram negras (aumento em relação a 16,7%), 4,3% eram latinas (diminuição em relação a 7,6%), 6,4% eram asiáticas ou asiático-americanas (diminuição em relação a 6,7%), 0,4% eram nativas americanas (diminuição em relação a 0,6%), 0,4% eram árabes (diminuição em relação a 0,9%) e 1,1% (quase igual a 1,2%) eram de múltiplas raças e etnias.

Por fim, o estudo também apontou que o gênero dos roteiristas e diretores também influenciam na presença masculina e feminina em um longa. Em filmes com pelo menos uma mulher diretora e/ou roteirista, as mulheres compunham 81% dos protagonistas. Em filmes com diretores e/ou roteiristas exclusivamente homens, as mulheres representavam 33% dos protagonistas.

‘Wicked’ e mais estreias da semana nos cinemas
‘Wicked’ e mais estreias da semana nos cinemas
Foto: Universal/Divulgação / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade