Academia rompe tradição e não convida Karla Sofía Gascón para se tornar votante do Oscar
Atriz de 'Emilia Peréz' se envolveu em polêmicas no começo do ano
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta-feira, 26, uma lista com 534 pessoas convidadas para votar no próximo Oscar, incluindo a brasileira Fernanda Torres. No entanto, a instituição rompeu uma tradição ao não chamar Karla Sofía Gascón, que foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz neste ano.
Uma indicação ao Oscar dá à pessoa uma consideração automática para ser membro da Academia. Mas, mesmo assim, o convite precisa ser aprovado pela diretoria da instituição - o que tem sido regra nos últimos anos.
Karla Sofía Gascón protagonizou Emília Perez, filme com 13 indicações ao Oscar 2025. Indicada como Melhor Atriz, ela se tornou a primeira mulher trans a disputar a categoria. No entanto, ela causou controvérsia no período que antecedeu a premiação devido a falas polêmicas e ofensivas.
Na época, internautas resgataram publicações da atriz no X (antigo Twitter) nos quais ela propagava intolerância religiosa e racismo. O escândalo abalou severamente a campanha do filme, e Gascón chegou a ser retirada da campanha de divulgação do longa
Vale notar que Adriana Paz, que também participou de Emilia Pérez, mas não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, foi convidada para juntar-se à Academia.
Procurada pelo The Wrap, a Academia não comentou a exclusão de Karla Sofía Gascón.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais