"É o Santo Graal dos filmes de terror": As regras para expandir o universo de O Exorcista 50 anos depois
Jasom Blum e David Gordon Green estreiam O Exorcista - O Devoto nesta quinta-feira, 12 de outubro
Você tem que ter ideias muito claras para fazer uma sequência de O Exorcista. O filme de William Friedkin comemora seu 50º aniversário este ano, tornando-se uma pedra angular do terror cinematográfico. Quem gostaria de ser exposto a comparações com esta obra-prima? Aparentemente, Jason Blum e David Gordon Green, que colocaram todos os seus esforços para lançar O Exorcista - O Devoto nos cinemas brasileiros em 12 de outubro.
A ideia de expandir o universo de O Exorcista já estava na cabeça de Blum há muito tempo, mas ele não ousou quebrar seu misticismo. Só depois que a nova edição do Halloween foi bem-sucedida é que ela foi seriamente considerada. "O original é provavelmente o filme de terror mais icônico que já existiu. Acho que nós dois, depois de fazer Halloween, ganhamos confiança para enfrentar algo tão transcendental", disse Jason Blum em entrevista ao SensaCine.
A verdade é que a lenda iniciada por Friedkin já se fragmentou em outras ocasiões. O Exorcista II - O Herege foi lançado em 1977 com Linda Blair como protagonista, seguido por O Exorcista 3 em 1990. Depois, na década de 2000, duas prequelas foram lançadas: O Exorcista - O Início (2004) e uma versão descartada da primeira prequela com Paul Schrader no comando, que acabou obtendo avaliações melhores que o filme que foi lançado nos cinemas. Isso renderia um tópico separado.
O fato é que Blum e Green parecem ter levado o novo capítulo mais a sério e mergulhado nas raízes do…
Um perturbador assassino fez parte do elenco de O Exorcista - e você provavelmente não sabia