Dirigir 25 mil pessoas ao mesmo tempo: Peter Jackson seguiu o caminho mais difícil em O Senhor dos Anéis, mas funcionou
O diretor queria que todos os detalhes de sua trilogia fossem os mais realistas possíveis, o que o levou a trabalhar com um estádio lotado.
Se O Senhor dos Anéis é a melhor saga de fantasia que existe, não é por acaso. Peter Jackson e seu time trabalharam duro para tornar cada detalhe dos três filmes o mais autêntico possível - um esforço que definitivamente transparece na tela. Isso o levou a dirigir um estádio abarrotado com 25 mil pessoas. O motivo? Os orcs.
Ethan Van der Ryn, codesigner de som da trilogia, explica no documentário The Soundscapes of Middle-earth que seu objetivo era fazer com que todas as criaturas e elementos parecessem estar, de fato, na natureza. Um processo que exigiu muita criatividade da equipe para encontrar soluções para problemas, a priori, impossíveis de serem resolvidos.
Por exemplo, eles gravaram no meio de um cemitério à meia-noite porque era o lugar mais tranquilo e silencioso que acharam na cidade. Mais do que isso, na busca pelo som perfeito para as hordas de orcs, a produção foi parar no campo de críquete de Wellington, na Nova Zelândia.
"Como você consegue o som de 10 mil orcs? A coisa mais óbvia e natural para nós seria gravar grupos com o máximo de pessoas possível, talvez 50 pessoas. Nós as teríamos gravado e colocado em camadas, uma por cima da outra", explicou Van der Ryn.
"Mas, como estávamos em Wellington e todos estavam envolvidos no filme, tivemos oportunidades ún…
O Senhor dos Anéis: O épico duelo final que você nunca verá em O Retorno do Rei
Pause O Senhor dos Anéis neste exato minuto e preste atenção no rosto de Frodo