Qual o treino de Chris Hemsworth para virar Thor?
Os preparadores físicos, Filipe Rhein e Sara Rodrigues, analisaram a construção do corpo do ator para viver o personagem.
Chris Hemsworth passou por um dos processos mais intensos, fisicamente falando, para intepretar a versão de Thor em Amor e Trovão. Em entrevista, chegou a declarar que foi o corpo mais definido que já atingiu ao longe de sua carreira e precisou manter uma alimentação extremamente regrada, treinos intensos e frequentes, combinados a noites de sono com qualidade para garantir uma recuperação adequada e evolução segura.
De acordo com os profissionais da área, Filipe Rhein e Sara Rodrigues, no decorrer dos meses, o ator vivenciou uma somatória de atividades para que o físico “perfeito” de Thor fosse alcançado, como: Musculação, treinamentos circuitados, elementos de luta e artes marciais, bem como atividades com o próprio peso corporal..
Musculação
Como Thor precisou desenvolver (e muito) sua musculatura, conhecida por massa magra, a energia investida nesta modalidade foi alta. Por isso, utilizou altas cargas de treino, pausas entre séries mais longas e até mesmo sistemas de treino avançados, como o método de oclusão parcial. Este método consiste em restringir parcialmente o fluxo sanguíneo da musculatura alvo, com algum acessório (ele utilizou em bíceps), para impedir um retorno venoso. Essa restrição promove uma diminuição de oxigênio local, a musculatura se encontra em um estado de maior acidose, há o acúmulo de metabólitos na região e fibras do tipo II que apresentam maior capacidade de gerar força são induzidas a participarem desde o inicio da série. Uma das vantagens do método é a utilização de baixas cargas (30-40% de 1 Repetição
máxima) para que esse aumento da força e massa muscular ocorram.
Treinamentos Funcionais
Para se preparar para o papel do Deus do Trovão, Chris passou por uma série de treinamentos funcionais, o que gerou um grande aumento em seu gasto calórico, resultado esse que vemos claramente em seu físico no quarto filme do herói nórdico. O ator por vezes utilizou a mesma carga em exercícios próximos, mesmo que claramente ele aguentasse mais. Isso mostra queem sua preparação, ele preferia manter um gasto calórico aumentado, sua frequência cardíaca alta, sem se preocupar com a carga.
Atividades aeróbicas de alta intensidade como as praticadas pelo ator auxiliam na melhora da saúde cardiovascular. O ator também é adepto de exercícios com apenas o peso corporal, utilizando em seu repertório muitos movimentos que melhoram agilidade e reflexos, algo altamente necessário em sua saga de herói.
Artes Marciais
Thor Odinson também precisava demonstrar grande mobilidade, repertório de movimentos e velocidade, e as lutas como o Boxe e o MMA foram fundamentais para o ganho de suas capacidades físicas, como a coordenação motora e agilidade.
Interpretar um grande herói refere-se a chegar próximo do “perfeito” e por isso se fez necessário uma grande variedade de estímulos, modalidades combinadas que pudesse colaborar com a maior parte das capacidades físicas do ator. Nas cenas podemos perceber que ele é veloz, ágil, forte, bem condicionado, padrões ótimos de movimento e tudo executado com muita técnica. Mas nós, meros mortais, podemos escolher a modalidade que nos diverte, dá prazer ou que desenvolva a capacidade que mais queremos, seja o sistema cardiovascular (aquelas modalidades em que nosso coração fica com uma Frequência Alta por mais tempo), o sistema muscular (busca pelo aumento do volume, ou apenas aquela definida no tônus muscular) ou qualquer outra que tenha tudo a ver com o seu propósito. O importante é manter a
constância.
Se você pretende incluir exercícios físicos em sua rotina, é de suma importância ter em mente alguns pontos-chaves:
- Encontre uma modalidade que você goste (mesmo que não esteja alinhada com seus
objetivos futuros. Calma! Dê tempo para o seu corpo processar a mensagem inicial e
futuramente, ele pode até te pedir mais e você conseguir chegar lá).
- Procure um Profissional de Educação Física devidamente registrado pelo CREF;
- Faça um check-up do seu estado atual de saúde
- Inclua aos poucos em sua rotina (2x por semana) e vá evoluindo gradativamente;
- Seja constante
- Defina metas (elas te ajudarão principalmente nos dias mais difíceis quando bater aquela
preguicinha).
E se você já treina, não deixe de experienciar outras modalidades. Quanto maior nosso
repertório motor, maior a chance de trabalharmos diversas capacidades físicas e quem sabe
não descobrimos o Thor que há dentro de nós!
Thor: Amor e Trovão já está disponível no Disney+