Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Marcelo Chipitelli revela os segredos dos pets no cinema

Especialista explica como animais que participam de filmes são treinados

16 jan 2023 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários
Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Filmes, novelas e séries com animais são quase sempre um sucesso com o público. Afinal, a relação entre ser humano e pet mexe com o coração de muita gente. No entanto, filmagens envolvendo cachorros, gatos e outros animais não são das mais  fáceis de se fazer.

Especialista no assunto, o médico veterinário Marcelo Chipitelli já participou de gravações cinematográficas e publicitárias com animais. Segundo ele, os bichos que aparecem nos filmes e outras projeções passam por um longo período de adestramento.

“O animal precisa ser condicionado, digamos assim, a atuar. Em geral, o seu adestrador também se encontra no set de filmagem, mas fica atrás das câmeras”, revela.

Nesse sentido, Chipitelli diz que cachorros adestrados, por exemplo, respondem facilmente a comandos do dono ou do adestrador. Os cães que vemos nos filmes, muitas vezes, são submetidos a treinos físicos, para estarem aptos a saltar, correr e percorrer caminhos direcionados pela equipe de gravação.

“Não é qualquer animal que atua numa cena de agressividade, por exemplo. Para isso, é preciso fazer um longo trabalho, no qual o adestrador, por meio de um sinal gestual ou verbal, determina a interrupção da ação”, pontua.

No caso de outros animais, as gravações são feitas com o uso de estímulos. “Como se adestra uma borboleta? Já pensou nisso? Na verdade, não se adestra. Para o inseto aparecer onde o diretor quer, usa-se néctar para atraí-lo. Esse é um artifício muito eficiente”, assegura.

Além disso, para fazer com que determinadas espécies sejam o destaque de uma cena específica, é preciso conhecer as características do animal para condicioná-lo. “Quer gravar uma galinha correndo por diversos cômodos de uma casa? Saiba que essa ave tem os olhos nas laterais. Então, para que ela se assuste e saia correndo, o câmera tem que correr ao lado dela, e não por trás”, aponta o especialista.

De todo modo, Chipitelli ressalta que estúdios de gravação costumam contratar adestradores profissionais e seus respectivos pets quando precisam filmar bichos em ação.

“Alguns animais são como atores profissionais. Fazem diversos trabalhos de gravação”,

destaca.

Vic View Paulista, formada em jornalismo e cinema, sempre foi apaixonada por filmes e séries. Aos poucos, começou a escrever suas primeiras críticas e percebeu que poderia transformar o universo da Cultura Pop em sua profissão.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade