Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidade de Deus e Tropa de Elite são satirizados em filme

1 set 2011 - 15h24
(atualizado às 15h26)
Compartilhar
Luís Bulcão
Direto do Rio de Janeiro

Vestindo fardas da Polícia Militar, Leandro Firmino da Hora (Cidade de Deus) e Fábio Lago (Tropa de Elite) circulam animadamente em um galpão improvisado na entrada do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Estariam os dois maiores traficantes do cinema brasileiro, Dadinho - ou Zé Pequeno, para não ofender - e Baiano, debandado para o outro lado da força?

» Alugue ou Compre vídeos no Terra Video Store

Mais ou menos por aí. A dupla participava do último dia de gravações do filme Totalmente Inocentes, primeira produção nacional a fazer sátira dos consagrados "favela movies". "Mais do que uma paródia, chega a ser uma homenagem a esses grandes filmes", conta o diretor Rodrigo Bittencourt, que filma seu primeiro longa sob a tutela da dupla de produtoras Iafa Britz (Nosso Lar e Seu eu Fosse Você 2) e Mariza Leão (De Pernas para o Ar e Meu Nome Não é Johnny).

No filme, Firmino e Lago representam uma dupla de policiais atrapalhados chamados Tranquilo e Nervoso. Lago conta que os nomes e os temperamentos dos personagens se invertem, sendo o Nervoso mais calmo e o Tranquilo mais explosivo. "Foi um desafio fazer um filme satirizando o meu próprio trabalho. Mas a sátira não vem com crítica", afirma o ator. O filme vai contar a história de três meninos que tentam entrar para o crime porque um deles, Da Fé (Lucas D´Jesus), acredita que a única maneira de conquistar o seu amor, Gildinha (Mariana Rios), é se tornando um chefão do tráfico. Sem malícia para o crime, os garotos acabam arranjando confusão com Do Morro (Fábio Porchat). "Quando o Rodrigo me chamou para fazer 'o dono do morro', eu respondi que meu biotipo estava mais para assassino na Noruega. Mas ele disse que queria um comediante para o papel e um biotipo diferente mesmo, então disse que a gente podia conversar", contou Fábio.

No filme, Gildinha é uma estagiaria de jornalismo, moradora da favela fictícia onde se passa a história, que tenta espaço na redação da revistas Caras&Tiros - Fábio Assunção tem participação especial como editor da revista. Ela consegue uma história exclusiva na favela e acaba conquistando a simpatia do editor.

Com um pano de fundo de filmes de ação, mas sem apelo à violência ("para todas as idades", garante o diretor), Totalmente Inocentes faz paródia de pelo menos três cenas eternizadas nos "favela movies", a cena de 360º e a perseguição à galinha, de Cidade de Deus, e a subida do Bope na favela, de Tropa de Elite. "Vai na contramão da violência. O filme não tem sangue, não tem droga, não tem gente se batendo. É tudo uma grande brincadeira", afirma Rodrigo.

A maior parte da gravação foi realizada na cidade de Paulínia, em São Paulo. O set de filmagem passou então para a favela Santa Marta, na Zona Sul do Rio, onde as últimas imagens foram feitas. Mariana Rios comentou as gravações no morro. Ela, que subiu uma favela pela primeira vez, conta que foi muito bem recebida pela comunidade. Para Mariana, o mais difícil foi encarar as ladeiras íngremes do morro. "Fiquei dois dias com muita dor na perna. Mancando mesmo, sem conseguir dobrar a perna. Agora eu entendo porque as meninas da comunidade têm aquelas pernas grossas e são bonitas, que é de tanto subir degrau", brincou.

Para ela, a melhor cena do filme é quando o personagem Dá Fé sonha que está se casando com Gildinha. Ela teve que se fantasiar de Lady Gaga, com direito a "saltão, peruca branca, chapeuzinho, chanelzinho, laçarote de cabelo, branco e óculos poderosíssimo e uma saia que parece um abajur". Além de força nas pernas, a mineira Mariana teve que se esforçar para fazer um sotaque carioca. "Puxando muito o xis", explica ela.

Lucas D'Jesus, 14 anos, que faz o personagem central, já contracenou com Mariana quando os dois faziam Malhação. Ele foi escolhido junto com Gleison Silva, 17 anos, e Carlos Evandro, 7 anos. Os três moleques ficaram dias em uma casa no bairro Laranjeiras ensaiando para compor o trio Da Fé, Bracinho e Torrado. Eles contam que os ensaios eram tão fortes que chamava a atenção dos vizinhos. "Era para a gente brigar. A gente ensaiava tão alto que ameaçaram chamar a polícia", contou Gleison. A preparação dos atores foi conduzida por Rogério Blat.

O elenco conta ainda com Kiko Mascarenhas, Alamo Facó, e participações de Ingrid Guimarães, Felipe Neto, Viviane Pasmanter e Di Ferreiro (vocalista do NX Zero). "Até eu apareço tocando guitarra em uma das cenas, conta o diretor Rodrigo, que divide o roteiro com Rafael Dragaud e Carolina Castro. Totalmente Inocentes tem previsão de estréia para a metade de 2012.

Totalmente Inocentes
Totalmente Inocentes
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra