'Cidade de Deus' é o único brasileiro em lista do NYT de 100 melhores filmes do século
Longa brasileiro ficou na 15ª posição no compilado do mais respeitado jornal dos Estados Unidos
"Cidade de Deus" é o único filme brasileiro na lista dos 100 melhores do século publicada pelo The New York Times, ocupando a 15ª posição e sendo destacado por sua complexidade narrativa e impacto cultural.
O "The New York Times" publicou no último domingo, 22, uma lista com os 100 maiores filmes do século de acordo com os especialistas ouvidos pelo jornal norte-americano.
E ela traz um filme brasileiro: "Cidade de Deus", que ficou na 15ª posição.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O longa foi lançado em agosto de 2002 e se tornou um marco do cinema brasileiro para o mundo e também para os brasileiros.
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme conta a vida das pessoas dentro da favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
A análise do jornal resume a história como a de "um adolescente que força um mais novo a matar uma criança ainda mais nova".
"A vítima se encolhe dentro de um pátio cercado que lembra um cercadinho. Perto dali, soluça outra criança, que aparenta ter uns 5 anos; ela levou um tiro no pé — para enviar uma mensagem, mas também por diversão", diz a análise. "O fato de um filme conseguir conter essa cena e, de alguma forma, fazer você se sentir tudo menos enjoado é prova de sua complexidade narrativa, estilo visual deslumbrante e elenco carismático".
A história foi indicada em quatro categorias no Oscar, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, mas não ganhou em nenhuma delas.
"Na primeira vez que assisti, você sentiu o calor, sentiu o suor nas costas, sentiu a pressão, sentiu as ruas. São poucos os filmes que te colocam no meio de um ambiente com tanta precisão", disse o ator Chiwetel Ejiofor ouvido pelo jornal.
Na frente de Cidade de Deus ficaram os filmes:
- 14: Bastardos Inglórios
- 13: Filhos dos Homens
- 12: A Zona de Interesse
- 11: Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
- 10: A Rede Social
- 9: A Viagem de Chihiro
- 8: Corra!
- 7: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
- 6: Onde os Fracos Não Têm Vez
- 5: Moonlight: Sob a Luz do Luar
- 4: Amor à Flor da Pele
- 3: Sangue Negro
- 2: Cidade dos Sonhos
Em primeiro lugar ficou o filme sul-coreano "O Parasita", que recebeu o Oscar de melhor filme em 2019.
A película é tida como um marco na academia e um quebrador de barreiras para o cinema moderno, principalmente, na premiação do Oscar.
Para fazer a lista, o jornal entrevistou 500 pessoas e pediu para que cada uma delas montasse o seu top-10. Com base nas respostas e calculando as médias, puderam chegar aos 100 melhores.