Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Apocalypse Now' completa 30 anos de lançamento

19 ago 2009 - 13h24
(atualizado às 13h51)
Compartilhar

A memória amarga da Guerra do Vietnã ainda estava travada na garganta quando Francis Ford Coppola lançou Apocalypse Now nos cinemas americanos em 1979. O filme que marcou uma época e virou referência para o gênero bélico completa nesta quarta-feira (19) 30 anos de lançamento.

» Veja fotos do filme

» Saiba mais sobre filmes que vem por aí

E para quem acha que o horror nas florestas vietnamitas não poderia ter imagens de impacto mais fortes, eis que no aniversário de três décadas do filme fãs do mundo inteiro fizeram uma petição para que o diretor autorize o lançamento oficial de uma versão do título com o total de 289 minutos, 136 minutos a mais que a versão que chegou aos cinemas, e 87 minutos a mais do que a edição Redux do filme.

A edição mais extensa circula por downloads ilegais na internet e, com o aniversário de 30 anos, os fãs escreveram uma carta aberta a Francis Ford Coppola pedindo que um pacote oficial seja lançado comercialmente.

O filme, que tem como inspiração narrativa o livro O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, escrito no começo do século 20, usa como cenário da Guerra do Vietnã para revelar a crueldade do espetáculo bélico promovido pelo governo americano em terras vietnamitas. Os dois personagens centrais, Willard (Martin Sheen) e Kurtz (Marlon Brando), são expoentes do cinismo de homens que presenciaram aquilo que é repetido nos minutos finais da história pelo coronel Kurtz: "O horror, o horror".

Apocalypse Now levou duas estatuetas do Oscar em 1980 e um total de oito indicações. Para lembrar as três décadas deste que é certamente o filme referência de Francis Ford Coppola, o Terra fez uma seleção de algumas frases do filme que ecoaram pelos anos seguintes na consciência crítica da sociedade:

Kilgore (Robert Duvall): Adoro o cheiro de Napalm pela manhã.

Roxanne (Aurore Clément): Há dois de você: aquele que mata e aquele que ama.

Lance (Sam Bottoms): Disneylândia. Porra, cara, isso é melhor que Disneylândia.

Kurtz (Marlon Brando): O exército ensina nossos jovens a matar e soltar bombas, mas os comandantes não permitem escrever "foda-se" nos aviões porque é obsceno.

Willard (Martin Sheen): Um dia esta guerra vai acabar. Para os garotos do barco, está bom. Eles não querem nada mais do que encontrar um caminho para casa. O problema é que eu já voltei e sei que aquele lugar não existe mais.

Kurtz (Marlon Brando): Eu assisti uma lesma rastejar pela lâmina de uma navalha e sobreviver. Esse é meu sonho. Rastejar pela lâmina de uma navalha e sobreviver.

Willard (Martin Sheen): Nós os cortávamos ao meio e depois dávamos um band-aid. Foi a maneira que encontramos de viver com nós mesmos.

Kurtz (Marlon Brando): O Horror... O Horror...

'Apocalypse Now', com Marlon Brando
'Apocalypse Now', com Marlon Brando
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra