Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Apocalipse nos Trópicos' é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Documentário, segundo Hollywood Reporter

O filme conta com depoimentos inéditos de figuras emblemáticas da política brasileira, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o líder evangélico Silas Malafaia

22 set 2025 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários

O documentário brasileiro Apocalipse nos Trópicos pode estar prestes a fazer história no Oscar 2026. A produção, lançada pela Netflix, foi destacada pelo crítico Scott Feinberg, editor executivo de premiações do The Hollywood Reporter, como uma das favoritas à indicação na categoria de Melhor Documentário.

'Apocalipse nos Trópicos' é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Documentário, segundo Hollywood Reporter (Divulgação/Netflix)
'Apocalipse nos Trópicos' é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Documentário, segundo Hollywood Reporter (Divulgação/Netflix)
Foto: Rolling Stone Brasil

O filme de Petra Costa (Elena) figura ao lado de 2000 Meters to Andriivka (PBS), A Vizinha Perfeita (Netflix), Jayne Mansfield, Minha Mãe (HBO) e The Alabama Solution (HBO). Se a previsão se concretizar, a cineasta mineira repetiria o feito de 2020, quando concorreu com Democracia em Vertigem (2019).

Do que se trata?

Narrado sob a perspectiva da cineasta, o documentário parte de uma investigação profunda para analisar o crescimento da fé evangélica no Brasil e seus impactos no contexto político e social nos últimos dez anos, com destaque para a participação de líderes evangélicos nas decisões políticas do país.

Em Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa investiga o aumento da participação de líderes evangélicos nas decisões políticas do país. Com acesso exclusivo a figuras emblemáticas como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o famoso televangelista Silas Malafaia, a cineasta investiga o papel profundo que o movimento evangélico desempenhou na recente turbulência política do Brasil.

Como em seu indicado ao Oscar® Democracia em Vertigem, Costa documenta um período de grande incerteza com lucidez e olhar poético. Entrelaçando passado e presente, o filme nos conduz através das contradições de uma jovem e frágil democracia, e ao fazê-lo oferece uma imagem que ecoa muito além das fronteiras do Brasil.

Com estreia no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza e participação em outros festivais de cinema internacionais, o documentário conta com roteiro e direção de Petra Costa, e produção de Petra Costa e Alessandra Orofino. Assista ao trailer:

Fonte: THR

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade