'A Árvore da Vida' leva prêmio Gotham de cinema independente
O filme A Árvore da Vida, de Terrence Malick, e Toda forma de amor, de Mike Mills, compartilharam na segunda-feira (28) o prêmio de melhor filme nos Gotham Awards, um dos principais eventos dedicados às produções independentes de cinema. A cerimônia inaugura a temporada de premiações na indústria, que culmina com os Oscars.
As homenagens feitas para A Árvore da Vida, um drama permeado por mistério, com Brad Pitt, e Toda forma de amor, com Ewan McGregor no papel de um homem cujo pai (Christopher Plummer) assume a homossexualidade, foram um grande sucesso.
Os Descendentes, de Alexander Payne, um filme que recebeu ótimas críticas e é um dos favoritos para o Oscar, com George Clooney, é um drama de família que se passa no Havaí. O filme foi indicado em três categorias, mas não levou nenhum prêmio.
Concorrendo na mesma categoria, Toda forma de amor, do diretor relativamente novato Mike Mills, também levou o prêmio de melhor elenco na cerimônia, realizada em Nova York e apresentada pelos anfitriões Edie Falco e Oliver Platt.
Mills elogiou seu elenco e destacou Plummer ao dizer que "não havia nenhum bom motivo para Christopher Plummer acreditar em mim. Mas ele acreditou".
O prêmio de melhor documentário foi entregue a Better This World, sobre dois amigos de infância no Texas que são acusados de tentar explodir uma convenção republicana em 2008.
A cerimônia dos Gotham Awards é promovida anualmente pelo Independent Feature Project, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1979 com o objetivo de incentivar a produção cinematográfica independente.