40 anos deste clássico da ficção científica: Uma distopia extraordinária que você pode ver no streaming
Uma obra essencial da ficção científica, que foi levada às telonas com bom acabamento e se tornou uma clássica adaptação.
O recente sucesso de Duna com a sua segunda parte tem mais mérito do que podemos acreditar. Não apenas pela complexidade do romance original, mas por tentar transferir um caráter único para uma adaptação de um texto seminal de ficção científica. São muitos os filmes de obras essenciais deste estilo, ainda que não transmitam literalmente a história.
E, no final, muitas dessas obras "derivadas" acabam tendo mais impacto em outras mídias como o cinema do que as adaptações diretas. Portanto, estes têm que cumprir uma dupla função, mantendo a fidelidade às poderosas ideias originais e fazendo-as transcender outros filmes de ficção científica que fazem o mesmo. O caso de 1984 pode ser considerado um dos melhores exemplos neste quesito.
Controle total da mente em 1984
Houve várias adaptações da importante obra de George Orwell, mas nem todas alcançaram o mesmo status clássico do original ou de outros filmes influenciados por sua poderosa distopia.
Sim, a versão lançada em 1984 foi próxima, com John Hurt como protagonista e Michael Radford como roteirista e diretor. Comemorando 40 anos de seu lançamento, o filme pode ser visto em streaming no catálogo do Prime Video.
O filme, tal como o romance, apresenta-nos um mundo autoritário e hipervigilante onde a Oceânia exerce o seu poder sobre a sua população. Por meio de propaganda meticulosamente preparada, o objetivo é transmitir uma sensação de nação forte , especialmente…
Lançado há 46 anos, este filme de ficção científica é uma obra-prima que você precisa assistir