Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Documentário sobre Lampedusa recebe Urso de Ouro em Berlim

21 fev 2016 - 17h52
(atualizado em 21/2/2016 às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Gianfranco Rosi, vencedor do Urso de Ouro, recebe o prêmio das mãos de Meryl Streep
Gianfranco Rosi, vencedor do Urso de Ouro, recebe o prêmio das mãos de Meryl Streep
Foto: Getty Images

Fuocoammare, do cineasta Gianfranco Rosi, mostra a realidade da pequena ilha na Itália, um dos símbolos da atual crise migratória. É a primeira vez em seis décadas que um documentário leva o maior prêmio da Berlinale.

O documentário Fuocoammare (Fogo no mar, em tradução livre), do italiano Gianfranco Rosi, foi o grande vencedor do 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Assim como o tema central da Berlinale deste ano, o documentário também foca na crise migratória, e mostra a situação sob o olhar dos moradores da pequena ilha italiana de Lampedusa.

Durante o anúncio, a presidente do júri, Meryl Streep, chamou o filme de “o coração da Berlinale”. A produção franco-italiana faz um contraste entre a idílica ilha italiana e a realidade daqueles que tentam fazer a travessia perigosa pelo Mediterrâneo.

O cineasta reúne depoimentos emocionantes e mostra como a chegada dos refugiados alterou a vida dos moradores, além de imagens fortes dos resgates.

Gianfranco Rosi dedicou o Urso de Ouro aos moradores da ilha que “mostraram grande humanidade em face ao número de refugiados que chegavam”. E acrescentou que os pensamentos dele estão com todos aqueles que não conseguiram chegar ao que chamou de a “ilha da esperança”.

É a primeira vez em mais de seis décadas que um documentário ganha o prêmio principal da Berlinale. Fuocoammare também ganhou o prêmio da Anistia Internacional e do Júri Ecumênico.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade