"Dizem que fui a única pessoa que o Clodovil não criticou": Millena Machado revela bastidores da carreira e história de superação em entrevista ao Pod Nosso Podcast
Com passagens pelo Autoesporte na TV Globo e podcast "Lado Pessoal", da rádio Antena 1, Millena compartilhou momentos inéditos de sua jornada no "Pod Nosso Podcast", em episódio que já está no ar no YouTube
A jornalista e apresentadora Millena Machado, conhecida por sua atuação marcante no Autoesporte, na TV Globo, e por sua presença forte na internet e na televisão, foi a convidada do episódio #67 do Pod Nosso Podcast, comandado por Alexandre Correia. No bate-papo descontraído, ela compartilhou histórias pouco conhecidas de sua vida e uma frase que define sua filosofia de vida: "Você tem que se provar".
Natural de São José dos Campos (SP), Millena mudou-se para a capital ainda na infância e ali começou a moldar o que viria a ser uma carreira sólida no jornalismo multimídia. O episódio destaca como a timidez da até a adolescência foi vencida à força de coragem, quando decidiu subir ao palco de um teatro escolar para vencer seus medos. "Me desinibi na marra", brinca.
Com passagens pela Rádio Nativa FM, Canal 21, Rede TV, Bandnews, TV Bandeirantes, TV Globo, Canal Empreender (talk show) e YouTube (reality show), Millena relembra o início de sua carreira com um estágio inusitado conquistado ao "acaso", ao visitar a sede de uma rádio apenas para confirmar um endereço e mandar carta pra participar de uma promoção — e se tornar contratada da emissora.
A jornalista ainda revive histórias curiosas de sua convivência com o estilista Clodovil Hernandes, ao relembrar como ele era exigente, mas ressalva que sempre recebeu com naturalidade as orientações do também apresentador e político, falecido em 2009.
"Dizem que eu fui a única pessoa que o Clodovil não criticou. Nunca senti nada que ele pontuou como uma crítica. Se você recebe a crítica em paz, ela vira uma observação construtiva, um ponto, um feedback".
Ela relembra como sempre procurava aproveitar as dicas de Clodovil e destaca sua entrada no Autoesporte, quando assumiu o desafio de falar com propriedade sobre um tema que, à época, não dominava, e compartilha bastidores de decisões estratégicas que impulsionaram a audiência do programa, além de ampliar a presença feminina no público da atração.
"Eu queria fazer um cursinho sobre automóveis e o diretor do programa não deixou, dizendo que me contratou justamente por não saber. Eu era a representação perfeita de alguém que estava aprendendo sobre carros. A audiência cresceu, principalmente entre as mulheres, chegando a quase 50% dos espectadores".
Hoje, Millena continua a atuar como comunicadora versátil, fez duas temporadas do reality show com mecânicos de tratores, Master Mechanic Brasil no YouTube, apresenta eventos corporativos, lidera workshops para inclusão da diversidade (vários casos de perda auditiva em família) e palestras para a valorização da inteligência feminina baseada em casos reais de invenções transformadoras.
Há duas temporadas comanda o podcast "Lado Pessoal", na Rádio Antena 1, entrevistando CEOs brasileiros com foco em suas histórias humanas por trás das grandes decisões executivas.
Inaugurou o canal Empreender em Brasília, voltado ao universo do empreendedorismo e inovação. Esteve à frente da bancada do Redetv News por um ano. Segue há cinco como embaixadora de marca para o Banco Itaú.
Sobre volta à telinha ou seguimento na internet, com exclusividade à nossa coluna, Millena responde que está aberta a oportunidades.
"Não importa o meio, rádio, tv ou internet nem o tamanho do veículo. Eu valorizo o desafio, adoro novidades, e o segmento de entretenimento seria uma aposta interessante pra mim neste momento. Quem sabe?", finaliza com sorriso no rosto.