Diretora de 'O Morro dos Ventos Uivantes' defende adaptação controversa: 'Sexual e primitiva'
Longa contará com forte teor sexual e vem sendo criticado pela escalação de Jacob Elordi como Heathcliff
A diretora Emerald Fennell, responsável pela série Killing Eve e pelo filme Saltburn, falou pela primeira vez sobre sua polêmica adaptação cinematográfica do livro O Morro dos Ventos Uivantes, clássico de Emily Brontë.
Na última sexta-feira, 26, a cineasta participou do Brontë Women's Writing Festival, um evento na Inglaterra que celebra a influência da escritora em obras de ficção e não-ficção contemporâneas, e deu mais detalhes sobre sua versão da obra.
"Eu queria criar algo que me fizesse sentir como me senti quando li o livro pela primeira vez. Queria uma forte resposta emocional", afirmou Fennell durante um painel do festival. "É algo sexual e primitivo", detalhou.
No começo de setembro, um trailer do filme foi divulgado e rendeu inúmeras críticas à produção. Ao som de Charli xcx, o teaser contém inúmeras cenas sugestivas e adotou um forte teor sexual em sua composição. As escolhas, no entanto, foram propositais.
"Há uma grande quantidade de sadomasoquismo no livro", justificou a cineasta. "Há um motivo pelo qual as pessoas ficaram profundamente chocadas com ele." Fennell, no entanto, afirmou entender a desconfiança de parte dos fãs.
"Eu sei que, se outra pessoa tivesse adaptado o filme, eu ficaria furiosa", explicou. "É um material muito pessoal para todos. É muito ilícito. A forma como nos relacionamos com os personagens é muito íntima", pontuou.
O longa, que estreia em fevereiro de 2026 nos Estados Unidos, será estrelado por Jacob Elordi e Margot Robbie, que interpretam Heathcliff e Cathy, respectivamente. A escolha do ator, um homem branco, também foi alvo de questionamentos por parte dos fãs. No livro, o personagem é descrito como um "cigano de pele escura".
Fennell se justificou dizendo que Elordi era idêntico à ilustração de Heathcliff no livro que tinha quando era mais jovem. Segundo a cineasta, ela soube que o ator seria o seu Heathcliff ao encontrá-lo no set de filmagem de Saltburn. "Eu vinha pensando em adaptar o livro, e me parecia que ele tinha um algo a mais... ele é um ator muito surpreendente", finalizou.