De durão a paizão! Ernani Moraes se reinventa e celebra papel mais humano da carreira
Em entrevista exclusiva à CONTIGO!, o ator Ernani Moraes, que interpreta o Seu Manuel na novela 'Dona de Mim', celebra seu papel mais humano da carreira
O ator Ernani Moraes, de 68 anos, conversou em entrevista exclusiva à CONTIGO! e revelou todos os aprendizados e desafios que está enfrentando durante sua participação na novela Dona de Mim, na qual interpreta o Seu Manuel. Na trama, o artista é pai dos personagens vividos por Felipe Simas e Pedro Fernandes.
Conhecido por suas atuações mais duras, com personagens maus, delegados de polícia e sempre com um toque de humor, Ernani assume, pela primeira vez, um papel mais humano e emocionante. Confira!
Conheça Seu Manuel dentro da trama
Seu Manuel é o dono de uma padaria em São Cristóvão, bairro onde se passa a história da novela Dona de Mim. O local funciona como ponto de encontro entre os personagens, quase como a "cozinha" da trama, onde todos se reúnem para um café e boas conversas. A importância do personagem está justamente nisso: ele representa o comerciante do bairro, um português com alma e coração cariocas, sem sotaque estrangeiro e com um jeito acolhedor e genuíno.
Durante a entrevista, Ernani revelou que, em nenhum momento, pensou em desistir do papel. Muito pelo contrário, viu na oportunidade uma forma de expandir seu talento. "Em nenhum momento hesitei em aceitar o personagem. Eu sou muito fã da Rosane Svartman, sou muito fã do Allan, que é muito bem falado por colegas e amigos atores que já trabalharam com ele. O Allan realmente é o máximo, ele é um agregador, sabe juntar o time, faz o time ser unido, as pessoas pensam na novela e isso é muito bacana. O convite surgiu, acredito eu, que eu fiz uma peça chamada Órfãos que deu muito certo - ganhei um prêmio de teatro ano passado, no Rio de Janeiro, foi indicado também em São Paulo para um prêmio -, e com essa peça, eu acho que isso tudo ajudou bastante", iniciou.
Diferente do que estava acostumado a interpretar, o ator contou que foi um desafio dar vida ao personagem, mas um momento de muito aprendizado. "Na Globo eu normalmente estou trabalhando em papéis excêntricos, mais exagerados, ligeiramente loucos. Então eu fiquei muito feliz de fazer o Seu Manuel, porque é a primeira vez que eu faço na televisão, na Rede Globo, um personagem normal, um personagem sem nenhuma excentricidade, sem nenhum desvio de conduta. Um personagem do bem, um bom pai. Um cara de boa índole, sem preconceito. Então, o Manuel é um pouco o Ernani, só com as coisas boas do Ernani. Estou muito feliz em fazer o Manuel".
"O Manuel é um pai muito bacana e isso foi muito bacana pra mim, pra minha vida pessoal. Eu pude ver de perto, conversando com um ótimo ator que é o Pedro, as dificuldades que ele atravessa na vida, para poder ter uma vida normal, sair na rua, poder andar, ir nos lugares", concluiu.
Triângulo amoroso de Ernani
Acostumado a dar vida a figuras cômicas ou caricatas na TV, Ernani Moraes celebra a oportunidade de interpretar um papel mais cotidiano e sensível em Dona de Mim. O ator destacou sua surpresa e felicidade ao ser escalado para viver um homem comum, dono de padaria, que aos 60 anos ainda nutre o desejo de se apaixonar novamente. "É muito bacana! Estou muito feliz, sabe? Geralmente, na TV Globo, eu faço os papéis mais extremos - o Quebra-Queixo de "Como uma Onda"; o Boneca de "Torre de Babel"; o Delegado Terêncio -, papéis mais ligados à comédia, à comicidade. Achei muito bacana que a TV Globo tenha me convidado para fazer um personagem normal - dono de uma padaria, já com seus 60 anos e que ainda tem vontade de ter uma companheira", contou entusiasmado
"E a Iara e a Jussara são dois partidos. São duas mulheres lindas que moram no bairro - uma sozinha já há muito tempo, que é o caso da Iara, e a Jussara, já viúva também, se apresentando como uma mulher bonita, interessante -, e seu Manuel jogou o charme para elas. Eu acho muito bacana da Globo me pedir esse tipo de interpretação porque, por incrível que pareça, na Globo, é uma novidade para mim. Eu sempre faço os personagens mais extremados, foi assim em "Nos Tempos do Imperador", em "Como uma Onda", "Torre de Babel", "Chocolate com Pimenta", "Maria Moura"... Então eu fico muito bem feliz da Rosane e o Allan terem me chamado para fazer o Seu Manuel, um personagem absolutamente normal e fico muito feliz de poder executá-lo".
Inclusão nas telas da Globo
Além de dono de uma padaria, Seu Manuel é pai de Peter, personagem PCD, o que reafirma a inclusão dentro das telas da Globo. "A relação do Seu Manuel e do Peter é muito bacana, muito afetiva, ainda porque o Peter cresceu sem a mãe. A mãe do Peter, a minha mulher, largou a gente e foi embora. Então eu crio o meu filho sozinho, eu que dou banho nele, eu que boto ele pra dormir, eu que faço a comida dele...", contou Ernani.
"Está ajudando muito a ampliar o debate sobre inclusão. Temos um cadeirante, uma pessoa com deficiência (PCD), como meu filho Peter, filho do Manuel. Meu outro filho, Daniel, já namorou por muito tempo uma mulher preta e amputada", continuou Ernani.
Peter não é apenas um cadeirante, ele é um PCD, que teve paralisia cerebral. É um excelente ator, mas a prosódia dele é bastante afetada, o que é natural, mas mesmo assim, um artista de sucesso. "A televisão ajuda a aumentar esse debate ao mostrar as dificuldades de um menino como ele, como o meu filho. Como ele sai sozinho? Ele tem liberdade? Eu, como pai, morro de medo. A sociedade ainda não está preparada para receber um cadeirante. As ruas estão cheias de empecilhos e falta rampa em tudo. Mostrar isso é muito importante. Abrir esse debate é necessário e relevante", afirmou o ator.
Além disso, Ernani contou que terá uma cena que vai emocionar todos. "Tem uma cena muito bacana que vai ao ar por agora, que o Pedro, Peter, faz uma travessura e eu vou dar uma bronca nele, mas ele me desmonta. Eu me emocionei fazendo a cena e ele também. Vai vir ao ar ainda. Acho que vai ser muito linda essa sequência".
O que Ernani faria se pudesse voltar ao ínicio da carreira?
Para finalizar a entrevista, o ator contou que se pudesse voltar no tempo e dar um conselho para o Ernani do passado, teria sido para se dedicar à dança, pois sempre teve paixão por esse lado cultural. "Se eu pudesse voltar no tempo, teria me dedicado também aos musicais. Gostaria de ter melhorado minha desenvoltura na dança em cena. Hoje em dia existe um mercado muito forte para musicais. Eu gosto muito de cantar, sou afinado, canto bem, mas me falta aquele conhecimento de balé, de dança, de saber mexer o corpo no palco. Se pudesse, teria feito mais aulas de dança na infância, estudado mais esse lado".
Ver essa foto no Instagram