David Walliams, autor infantil do Reino Unido, é dispensado por editora após alegações de assédio
David Walliams, autor britânico de best-sellers infantis, foi demitido pela HarperCollins UK na sexta-feira, depois que o jornal Daily Telegraph publicou que a editora havia investigado alegações de que ele havia assediado algumas de suas funcionárias mais jovens.
Um porta-voz de Walliams, que já vendeu mais de 60 milhões de livros traduzidos para 55 idiomas, disse à BBC que ele nega veementemente ter se comportado de forma inadequada e que a HarperCollins nunca o informou sobre as alegações.
O Daily Telegraph, citando fontes, disse que, após a investigação da editora, algumas funcionários mais jovens foram mantidas longe de Walliams.
O jornal relatou que uma das mulheres que levantou preocupações sobre o homem de 54 anos recebeu um pagamento de cinco dígitos da HarperCollins e deixou a empresa.
HARPERCOLLINS DEMITE WALLIAMS
"Após cuidadosa consideração, e sob a liderança de sua nova presidente-executiva, a HarperCollins UK decidiu não publicar nenhum novo título de David Walliams. O autor está ciente dessa decisão", disse a editora em um comunicado ao Daily Telegraph.
A editora acrescentou que leva o bem-estar dos funcionários "extremamente a sério" e que tem um processo em vigor para relatar e investigar preocupações. A editora disse que não comentará sobre assuntos internos para respeitar a privacidade dos indivíduos.
Um porta-voz de Walliams disse à BBC que ele não havia participado de nenhuma investigação nem teve "nenhuma oportunidade de responder a perguntas".
"David nega veementemente que tenha se comportado de forma inapropriada e está recebendo aconselhamento jurídico", disse o porta-voz à BBC.
Representantes do autor não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
Walliams ganhou fama na televisão britânica ao lado do parceiro criativo Matt Lucas no início dos anos 2000 com programas que incluíram a série de comédia de esquetes "Little Britain" antes de iniciar uma carreira como autor infantil.
Seus best-sellers incluem o de estreia em 2008, "The Boy in the Dress", "Billionaire Boy" e "Gangsta Granny".
Durante uma década, Walliams também foi juiz do concurso de show de talentos da televisão "Britain's Got Talent". Ele deixou o programa em 2022 após vazamento de comentários que fez no programa e, mais tarde, pediu desculpas por fazer "comentários desrespeitosos" sobre os participantes durante os intervalos das filmagens.
A HarperCollins UK, a divisão britânica da editora global de propriedade da News Corp de Rupert Murdoch, nomeou Kate Elton como presidente-executiva em outubro, após a saída de Charlie Redmayne.