Dave Murray abre o jogo sobre aposentadoria do Iron Maiden: 'sair com dignidade'
Guitarrista entende que ainda não está na hora da banda parar, mas quando este momento chegar, tudo será conduzido de forma sábia
As discussões em torno de um possível encerramento das atividades do Iron Maiden ganharam força nos últimos tempos. Não apenas pela idade avançada dos músicos — todos já acima dos 60 anos —, como também pelos problemas de saúde e recente aposentadoria do baterista Nicko McBrain, único que já estava com mais de 70 anos.
A confirmação de uma turnê comemorativa de cinco décadas de banda apenas reforçou a discussão. O grupo excursionará pelos anos de 2025 e 2026 com a Run for Your Lives, tocando apenas músicas de seus nove primeiros álbuns de estúdio.
Existe mesmo um planejamento para o Maiden sair de cena? O guitarrista Dave Murray, único além do baixista Steve Harris a participar de todos os discos, concedeu rara entrevista ao Music Radar e abordou o assunto.
Inicialmente, o músico refletiu sobre outros artistas que parecem não saber a hora de parar — e garantiu que seus colegas terão conhecimento do momento de interromper as atividades. Ele disse:
"Para mim, não há nada pior do que ver uma banda que você gosta no palco e eles parecem que não deveriam estar lá fazendo isso. Estamos quase chegando à marca dos setenta agora, mas acho que todos saberemos quando será a hora. Seria uma decisão mútua."
Em seguida, Murray apontou que é necessário sair de cena estando em alto nível. O público não pode testemunhar sua decadência.
"Acho que há um momento para desistir com dignidade e elegância, em vez de arrastar as coisas. Se você sair em nível alto e depois se aposentar graciosamente… acho que seria satisfatório para nós. E não apenas chutar cachorro morto, o que acontece quando você está fazendo isso pelos motivos errados."
Pronto para continuar
Por fim, Dave Murray reforçou que o Iron Maiden está pronto para dar sequência às suas atividades com a nova turnê. O primeiro show da Run for Your Lives está marcado para maio deste ano, na Hungria. Há compromissos agendados até agosto, todos na Europa. A expectativa é que outros continentes — incluindo a América do Sul — recebam o grupo em 2026.
"Estamos todos prontos para esta turnê. Depois disso, veremos o que o futuro reserva. Mas no momento a banda soa ótima. Ainda temos aquela empolgação e adrenalina quando subimos no palco. Ainda estamos curtindo — e é disso que se trata, realmente."
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.
+++ LEIA MAIS: A quantidade enorme de visitas de Bruce Dickinson ao Brasil no pós-pandemia
+++ LEIA MAIS: O emotivo discurso de Bruce Dickinson homenageando Nicko McBrain em SP
+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson, do Iron Maiden, revela que estava pronto para buscar novo vocalista durante câncer
+++ para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram