Conheça Julio Casares: presidente do São Paulo namora ex de Fagundes e tem parentesco com Faustão
Administrador do clube tem sofrido pressão política por conta de escândalos
Julio Casares, presidente do São Paulo, é uma figura polêmica que, apesar de conquistas como a Copa do Brasil 2023, enfrenta críticas pela gestão financeira e esportiva do clube, marcada por endividamento e falta de competitividade.
O presidente do São Paulo, Julio Casares, deve continuar no cargo após uma junta do Conselho Consultivo decidir, na terça-feira, 6, não recomendar sua saída em meio a uma série de escândalos que ele vem enfrentando. Na ocasião, oito dos 12 membros participaram da discussão, e apenas um voto foi de oposição.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A justificativa apresentada pelo Conselho Consultivo é que faltam provas materiais para o afastamento de Julio Casares da presidência do São Paulo. No momento, o executivo foi citado em uma investigação da Polícia Civil que apura supostos desvios de dinheiro do clube. Em outro caso recente, áudios apontam que ele, sua ex-esposa, Mara Casares, e Douglas Schwartzmann, diretor do clube, estejam envolvidos em um esquema de desvio de ingressos para shows realizados no Morumbis, localizado na zona sul da capital.
Em meio aos acontecimentos, o Terra resolveu relembrar quem é Julio Casares. Conheça mais sobre ele.
Quem é Julio Casares
Nascido em 1961, na zona leste de São Paulo, não há muitas informações públicas sobre a infância de Julio Casares. Sabe-se apenas que ele afirmou à imprensa que não se tornou “sãopaulino”, ele nasceu sãopaulino, por influência de seu pai. Na juventude, resolveu cursar Direito. Com sua formação, trabalhou em duas emissoras de televisão, no SBT e na Record, permanecendo 13 anos em uma e 17 na outra, respectivamente. Ainda na Record, foi diretor de marketing e projetos especiais, além de ter sido radialista.
Dentro do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares atuou em diversos cargos, entre eles os de conselheiro de administração do clube e diretor de marketing durante o mandato de Juvenal Juvêncio. Defensor ferrenho do chefe, ele chegou a se intitular, na época, de “pitbull de Juvenal”, demonstrando seu apoio.
Logo depois, na gestão de Carlos Miguel Aidar, assumiu a vice-presidência geral do clube. Em dezembro de 2020, ganhou as eleições e foi eleito presidente do clube para o triênio 2021–2023. Durante sua gestão, contratou e demitiu diversos nomes, como Hernán Crespo, Muricy Ramalho, Rogério Ceni, Dorival Júnior, entre outros. Em dezembro de 2023, numa eleição sem concorrentes, foi reeleito como presidente do time.
Polêmicas de Julio Casares
A gestão do marqueteiro é considerada uma das mais polêmicas do time. Em seu mandato, o clube realizou contratações consideradas caras e pouco eficazes. Além disso, circulam informações de que ele negociou jogadores da base por valores considerados abaixo do esperado. Durante sua gestão, o time também enfrentou muitas derrotas, acumulando uma dívida estimada em R$ 1 bilhão.
Vida pessoal de Julio Casares
Reservado com sua vida pessoal, o marqueteiro já foi casado com Mara Casares, com quem teve Deborah e Julinho Casares; teve um relacionamento com Jacqueline Meirelles, conhecida por ter sido eleita Miss Brasil 1987 e por seu namoro com o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega; e, desde 2024, namora Mara Carvalho, conhecida por ser atriz da Globo e por ter namorado Antônio Fagundes. Além disso, recentemente, seu filho, Julinho Casares, se casou com Laura Silva, filha do comunicador Fausto Silva.