PUBLICIDADE

Brasileiros têm ido mais aos cinemas, conclui pesquisa

Em uma década, o número de pessoas no país que costuma assistir filmes nos cinemas dobrou.

25 abr 2017 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários

O costume da população brasileira de ir aos cinemas tem aumentado consideravelmente nos últimos 10 anos, conclui uma pesquisa Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) divulgada na segunda-feira (24).

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Com o objetivo de compreender os hábitos culturais e de lazer dos brasileiros, a pesquisa mostrou que 56% dos entrevistados fizeram ao menos uma atividade cultural em 2016, índice três pontos percentuais maior do que no ano anterior, 2015. O avanço percebido entre 2008 e 2016 nesse indicador foi de 13%.

Realizada em oito capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília) e em mais 64 cidades do país, a pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2016.

Resposta de 34% dos entrevistados, o cinema ficou em segundo lugar como atividade cultural mais citada, atrás da leitura de livros, praticada por 37% das pessoas ouvidas na sondagem feita pela Fecomércio-RJ em parceria com o Instituto Ipsos.

Entre 2007 e 2016 o número de brasileiros que procura os cinemas como forma de entretenimento dobrou. Há dez anos o índice era de 17%.

No levantamento realizado no ano passado, 29% dos entrevistados disseram frequentar shows musicais, 11% vão a exposições de arte e 10% frequentam museus.

"Há dez anos temos acompanhado os hábitos de lazer e culturais dos brasileiros. Não há ruptura de um ano para outro mas, gradualmente, vemos uma melhora significativa. Então, aos poucos, percebemos uma melhora na frequência de ambientes culturais por parte do brasileiro", contou ao site UOL o gerente de Economia da Fecomércio-RJ, Christian Travassos.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade