PUBLICIDADE

Os Simpsons: compositor é demitido após 27 anos

Alf Clausen foi premiado duas vezes no Emmy por seu trabalho na série animada. Ele é creditado como compositor em 567 episódio da atração.

30 ago 2017 - 20h09
(atualizado em 31/8/2017 às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Alf Clausen foi demitido pela Fox após 27 anos trabalhando na identidade musical de Os Simpsons. O compositor e arranjador informou em entrevista ao site Variety que foi destituído de seu cargo por telefone, após receber uma ligação de Richard Sakai, produtor da série animada. De acordo com Clausen, a empresa busca "um tipo diferente de música" para a atração e seus trabalhos não seriam mais necessários. Procurada pela Variety, a Fox se negou a comentar o assunto.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Clausen criou temas para Lisa, Bart e companhia em mais de 560 episódios da série criada por Matt Groening. O músico foi premiado duas vezes no Emmy Award, em 1997 e 1998, e recebeu um total de 30 indicações na premiação máxima da TV norte-americana em toda a sua carreira. Suas canções premiadas foram "You're Checkin' In (A Musical Tribute To The Betty Ford Center)", do episódio The City of New York vs. Homer Simpson e "We Put The Spring In Springfield", do episódio Bart After Dark.

O compositor também foi premiado cinco vezes ao longo de sua carreira no Annie Awards, o chamado "Oscar da animação".

Clausen começou sua história com Os Simpsons em 1990, ao compor para o especial de Halloween da segunda temporada da série. Resistente à ideia de trabalhar em uma animação, o compositor que almejava trabalhar em séries dramáticas foi convencido a mudar de ideia depois que Groening o convenceu que ele não estava diante de um desenho animado comum. Seu último trabalho na série se deu no episódio final de 28ª temporada, exibido em maio deste ano.

Especula-se que a medida que resultou na demissão de Clausen tenha sido tomada para reduzir os custos de produção da série, o que, segundo a Variety, tem acontecido com frequência nos últimos anos, apesar dos lucros que a atração gera para os bolsos da Fox e do produtor a Gracie Films, companhia do produtor James L. Brooks.

Apesar de sido creditado como compositor de 567 episódios, a peça musical mais famosa de Os Simpsons é de autoria de outro músico. O tema de abertura da série foi composto por Danny Elfman, frequente colaborador do cineasta Tim Burton e ex-vocalista da banda Oingo Boingo.

Os Simpsons podem chegar ao final:
AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade