Chef espanhol Jordi Roca devolve sabor de chocolate a pacientes com câncer
Um dos efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer é a disgeusia, uma diminuição do senso do paladar que pode deixar as comidas favoritas do paciente, como chocolate, sem qualquer sabor.
O premiado confeiteiro espanhol Jordi Roca sofre de uma rara doença neurológica que afeta sua voz e garganta. Isso o fez pensar: e se ele perdesse todo o senso de paladar?
Seu amigo e também chef Orio Blanes tem convivido com a disgeusia há dois anos, o que também inspirou Roca a criar o experimento "O Sentido do Cacau", agora um documentário.
O projeto de Roca envolveu pacientes com câncer e outras doenças, além de um grupo de neurocientistas e especialistas em neurogastronomia, para criar um sabor de cacau que os pacientes possam experimentar através de suas próprias memórias.
"É como se a sobremesa tivesse um batimento cardíaco... o batimento da vida pela qual estou lutando', afirmou Susana Quevedo, que ficou profundamente emocionada após comer a sobremesa de chocolate branco de Roca.
Susana, de 50 anos, foi diagnosticada com câncer de ovário e foi uma entre sete pacientes que puderam provar as sobremesas de chocolate criadas por Roca.
O desafio enfrentado pelo chef foi ajudar os pacientes a se reconectarem com o sabor do chocolate através de "outras sensações auditivas, visuais e táteis", afirmou.
Quando a participante mais jovem, Marian Torres, pensa em chocolate, ela lembra de seus primeiros anos na escola. Roca apresentou a sobremesa ao som de músicas de brincadeiras para ajudá-la a voltar àqueles momentos.
"Isso me lembrou a alegria de comer chocolate e compartilhá-lo com meus amigos, que era um momento tão simples e reconfortante", disse.