Centro Cultural iBT: Conheça novo espaço de SP dedicado às artes
Espaço idealizado pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 277, e foi inaugurado nesta sexta-feira, 29
O Centro Cultural iBT, novo espaço de São Paulo dedicado às artes, oficialmente abriu as portas ao público nesta sexta-feira, 29. Localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 277, o edifício estava praticamente abandonado e foi revitalizado para oferecer uma ampla programação cultural gratuita. Veja como ele ficou no vídeo acima.
Idealizado pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) - organização sem fins lucrativos fundada por José Augusto Aragão, Oliver Tibeau, Samya Pascotto, Guto Portugal e Elisa Volpatto -, o espaço soma 7,5 mil metros quadrados e vai contar com agenda cultural, salas de ensaios, aulas e exposições.
Foram investidos R$ 20 milhões na aquisição do imóvel e outros R$ 25 milhões na restauração, tudo com aportes privados. A saúde financeira do instituto é garantida pela parceria entre o iBT e a iniciativa privada, com recursos ancorados pela Viva do Brasil (empresa mantenedora do iBT) e apoio de Leis Federais de Incentivo à Cultura.
No térreo, o prédio conta com uma Praça Pública, espaço amplo que permite a recepção de eventos diversos. Já as oito salas de ensaios do edifício serão destinadas gratuitamente a companhias de teatro. O primeiro e o segundo andar serão destinados a espetáculos e performances artísticas gratuitas e também a eventos particulares.
Também no térreo, foi inaugurado um café, já em funcionamento. No mesmo espaço, um restaurante será aberto até o final do ano. Ambos serão assinados pelo chef Rodrigo Oliveira, que já comanda as casas Mocotó e Balaio.
Segundo o iBT, 10 eixos curatoriais vão formar a programação cultural do espaço. Saiba mais sobre a oferta cultural aqui.