PUBLICIDADE

Xande de Pilares compôs 800 músicas em 3 meses: "É o gostar"

O cantor e compositor é Salgueirense e estreia no Carnaval de São Paulo assinando o samba-enredo da Vai-Vai

20 abr 2022 - 15h11
(atualizado em 22/4/2022 às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Xande de Pilares fala sobre sua expectativa para o Carnaval:

Cantor, compositor e, agora, participante da 'Dança dos Famosos', Xande de Pilares já está na estrada do samba há 38 anos, mas a fama e o sucesso chegaram quando integrou o Grupo Revelação, de 1991 até 2014. Há sete anos segue carreira solo, se apresentando por todo o país e conta que ainda sente "frio na barriga" quando está no palco.

Ao longo de sua trajetória já perdeu a conta de quantas canções compôs, mas consegue ter uma ideia de quantas já foram gravadas: mais de 400 músicas. Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Maria Rita, Maria Bethânia são só alguns exemplos de ídolos da MPB que já cantaram Xande de Pilares.

"Não é inspiração. É o gostar de compor. Inspiração vem uma vez ou outra. Tem gente por aí compondo e querendo fazer sucesso. Eu componho por amor à criação", conta Xande, que diz ter feito 800 músicas em três meses da pandemia de covid-19. Entre as suas principais composições está "Tá escrito", lançada em 2009. Feita em parceria com Carlos Rodrigues e Gilson Bernini, a música é indispensável nas rodas de samba.

Xande de Pilares
Xande de Pilares
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Salgueirense, Xande frequenta a escola de samba desde muito pequeno quando passou a trabalhar no barracão, fazendo parte de um projeto que visava tirar as crianças da comunidade da rota da criminalidade. "Para trabalhar lá tinha que ter só notas azuis no boletim".

Xande nunca mais deixou a Salgueiro e, hoje, é um dos grandes compositores de sambas-enredo. Ajudou a escrever Gaia - A vida em nossas mãos (Salgueiro, 2014) e O Eldorado Submerso: Delírio Tupi-Parintintin (Unidos de Padre Miguel, 2018). No Carnaval de 2022, o compositor vai brilhar com o samba da Vai-Vai, tradicional escola de samba de São Paulo, que levará para a avenida o enredo Sankofa. Ele só lamenta que não estará presente no desfile.

Xande de Pilares
Xande de Pilares
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Com a alteração das datas, os desfiles das escolas do grupo Especial de São Paulo e do Rio de Janeiro serão nos mesmos dias, 22 e 23 de abril.

"Eu tentei conciliar a agenda com os shows, mas infelizmente não deu. Então, vou ficar aqui torcendo. A dificuldade estimula e a vontade de fazer direito, pode trazer a vitória. Tomara que venha. É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar", finaliza dizendo a frase marcante que usa sempre em seus shows e apresentações.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade