SC: Músicas de Wando e Teló animaram o 'Enterro da Tristeza'
- Fabrício Escandiuzzi
- Direto de Florianópolis
Músicas de Wando e de Michel Teló animaram boa parte do "cortejo" do bloco Enterro da Tristeza, realizado na noite desta quinta-feira (16) em Florianópolis. O desfile do bloco animou cerca de 10 mil pessoas, e marcou o lançamento da campanha nacional de combate à aids, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Bloco S.O.S., criado por funcionários do setor da saúde no estado, começou a concentração na região central no início da tarde. Já o cortejo fúnebre começou seu "desfile" durante a noite, percorrendo as principais ruas do centro da cidade.
Uma multidão acompanhou o bloco cantando e dançando. Segundo os cálculos da Polícia Militar, cerca de dez mil pessoas participaram do enterro. Dois trios elétricos acompanharam o carro alegórico que levava o morto, chamado de Tristeza, além da viúva, coveiro e até mesmo a própria "Morte".
Passistas e a corte do Rei Momo davam o tom de alegria ao cortejo. O público mostrou entusiasmo a cada vez que as músicas do cantor Wando, morto da semana passada, eram repetidas. O hit Ai se eu te pego, do sertanejo Michel Teló, também agitou os foliões.
O Enterro da Tristeza ocorre há duas décadas e atrai milhares de famílias. As crianças se divertiram com toda a agitação e até mesmo com os foliões fantasiados de monstros. "Minha menina quer tirar uma foto dentro do caixão e com o rapaz que está fantasiado de Morte", disse Ana Cecília Jardim, 29 anos, que acompanhava a filha Sâmia, de 4 anos. "Achei que teria medo, mas adorou a brincadeira".
Durante a concentração, que durou mais de cinco horas, o Bloco S.O.S. foi palco do lançamento de uma campanha nacional de combate à aids. O próprio ministro Alexandre Padilha esteve no Enterro da Tristeza fazendo o lançamento do programa do Governo Federal.