0

Tatuapé faz culto a São Jorge e encerra Grupo Especial de SP

2 mar 2014
05h41
atualizado às 06h32
  • separator
  • comentários

A última escola de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo faz uma homenagem a São Jorge no Sambódromo do Anhembi. Responsável por fechar os desfiles, a Acadêmicos do Tatuapé adotou o enredo para apresentar um pouco mais do personagem, que teria nascido na Capadócia para se tornar um dos santos mais importantes do catolicismo e figura marcante de religiões afro-brasileiras. 

Confira a Previsão do Tempo para São Paulo no Carnaval

São Jorge teria vivido no final do século III depois de Cristo, na região que hoje faz parte do território da Turquia. Importante membro do exército romano, ele teria sido degolado em 23 de abril de 303 por ter se assumido cristão durante uma época de perseguição do império. 

Gil Jung samba e rebola na quadra da Acadêmicos do Tatuapé

O santo, padroeiro de Portugal, se popularizou com a transferência da corte para o Brasil no início do século XIX. As caravelas lusitanas transportando a família real foram representadas em uma alegoria da Acadêmicos do Tatuapé.

Com isso, São Jorge se popularizou também em religiões afro-brasileiras: por conta da proibição de cultos de candomblé, os negros utilizavam imagens de santos católicos para representar os orixás - em diversos locais, Ogum correspondia ao santo guerreiro da Capadócia. A cultura negra fez parte do desfile no carro "sincretismo religioso". 

No mesmo dia em que a Gaviões da Fiel desfilou no Anhembi, o Corinthians voltou a ser representado na avenida. São Jorge é o padroeiro do clube, e uma ala homenageou a equipe alvinegra. Um carro com uma enorme representação do santo guerreiro, montado em seu cavalo branco e com a espada em mãos, colocou fim ao desfile do Grupo Especial do Carnaval paulistano. 

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/" data-cke-872-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/" href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade