PUBLICIDADE

Depois de 4º lugar, Beija-Flor luta pelo título falando sobre cavalos

7 fev 2013 - 13h42
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A grande estrela da Beija-Flor no Carnaval de 2013 será o cavalo Mangalarga Marchador. A escola de Nilópolis vai levar para a avenida o enredo “Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador” sobre a raça de cavalos genuinamente brasileira, que surgiu no sul de Minas Gerais.

Depois de um indigesto 4º lugar no Carnaval de 2012 com o enredo “São Luís – O poema encantado do Maranhão” o carnavalesco Fran-Sérgio - que está desde 1997 na comissão de carnaval da azul e branco, composta também por Ubiratan Silva, Victor Santos, André Cezari, Bianca Behrends e Laíla (Diretor de Carnaval) – afirma que esse ano a Beija-Flor vem com toda a força de sua comunidade para vencer.

“Estamos fazendo um trabalho para vencer, estamos sempre nos autoanalisando para fazer o melhor e levar o primeiro lugar. A comunidade vem ensaiando muito também, pois ficou mordida com o resultado de 2012, então estamos a todo vapor e vamos com toda a nossa força para a avenida”, disse Fran-Sérgio em entrevista exclusiva ao Terra.

Terceira escola a entrar na Sapucaí no segundo dia de desfiles (11), a escola vai contar na Sapucaí a história da evolução do homem no dorso do cavalo: da origem do animal desde seu ancestral, o cavalo do amanhecer, passando pela mistura de raças que originou o Mangalarga Marchador no Brasil, e vai finalizar com as modalidades do uso do Mangalarga, na equoterapia, na montaria e no uso diário para o trabalho no campo, além de toda a sua elegância e beleza.

Fran-Sérgio revela que no começo ficou um pouco insegura em relação a proposta de falar do cavalo, e de como carnavalizar o enredo proposto pelo patrocinador, uma associação de criadores da raça Mangalarga Marchador, mas que depois da pesquisa a comissão descobriu que encontrou uma grande história.

“De início ficamos assustados. Como íamos carnavalizar essa história? Mas quando entramos na pesquisa descobrimos uma história riquíssima. O cavalo participou de tudo da humanidade, ele acompanhou a nossa evolução. No enredo falamos da participação dele nas grandes batalhas ao longo da história das civilizações, até a chegada da raça alter-real ao Brasil, que se misturou com outras raças aqui e originou no Mangalarga Marchador. Ele é como nós brasileiros, uma verdadeira mistura de raças, e claro muito fiel e companheiro”.

Beija-Flor e suas próprias estrelas

Sem rainha de bateria famosa a escola cultiva uma jovem da comunidade, Raíssa Oliveira, 22 anos, à frente dos ritmistas. Raíssa está no posto desde os 12 anos. A Beija-Flor aposta em suas pratas da casa, e prefere lançar estrelas ao invés de trazê-las para avenida. Um dos maiores exemplos dessa filosofia foi a passista Pinah, que depois de encantar o príncipe Charles no fim da década de 70, ganhou o mundo com sua cabeça raspada e sua beleza bem brasileira. O Carnavalesco Fran-Sérgio é um exemplo desse pensamento, nascido e criado em Nilópolis desfila na escola desde os oito anos de idade, embora formado em arquitetura, a paixão pelo carnaval falou mais alto e a profissão de carnavalesco começou praticamente com a comissão de carnaval criada por Laíla em 1997.

“Na Beija-Flor as estrelas são da comunidade, como a Selminha Sorriso e o Claudinho, o Neguinho da Beija-Flor, a Raíssa e o Laíla. O perfil da escola é valorizar a sua comunidade, nós fazemos musas, não precisamos procurar. Nossa única musa de fora é a Claudia Raia, mas ela também já faz parte da comunidade. Ela, o Edson Celulari e o Zico já fazem parte da escola”. A atriz virá esse ano à frente da comissão de frente, como uma madrinha da escola, puxando a Beija-Flor para a avenida.

Defensor de um carnaval com a cara da escola Fran-Sérgio revela que a teatralização, com alegorias humanas, invenção do carnavalesco Paulo Barros, não faz parte dos planos da escola.

“Teatralização na Beija-Flor não existe. A Beija-Flor tem a cara dela e vem sempre com a cara dela. Reforçamos cada vez mais isso. A cara é da escola, e não de nós carnavalescos. A gente faz a cara dela aparecer. A Beija-Flor já tem um nome e as características dela, não a descaracterizamos de forma alguma”.

O carnavalesco afirma que o patrocínio é essencial para colocar a escola na avenida e que há muitos anos a escola vem obtendo patrocínio sem perder a qualidade no trabalho e no desfile. Segundo ele a verba destinada pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e pelos direitos de transmissão da Rede Globo, mal daria para custear as fantasias doadas para a comunidade.

“Sou totalmente a favor do patrocínio. A Beija-Flor dá 95% das suas fantasias para a comunidade, como você vai dar fantasias sem patrocínio? O patrocínio hoje é importantíssimo para se fazer o carnaval. Nós já fizemos enredo patrocinado há muitos anos e sempre com muita qualidade, e todos deram muito certo”.

Carnaval no Terra

O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital e pioneira na transmissão ao vivo do Carnaval na internet, transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador. Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana e Asa de Águia, entre outros astros da folia baiana, estarão ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes de Carnaval do Rio e cobrirá, lado a lado com o folião, a passagem dos blocos de rua.

Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar no Terra todos os detalhes da evolução nos sambódromos paulistano e carioca, através de narração minuto a minuto durante passagem de cada agremiação. E, claro, poderá saber todos os detalhes dos bastidores até a comemoração dos vencedores, já que o resultado da apuração será apresentado nota a nota.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade