Recife comemora Dia do Frevo com dança, música e alegria
Uma das manifestações artísticas mais emblemáticas do Recife, o frevo foi homenageado nesta quinta-feira (9) por toda a cidade. Orquestras, passistas e cortejos de grupos percussivos celebraram o Dia do Frevo no Pátio de São Pedro, no Centro da cidade, esquentando ainda mais o clima de Carnaval da capital pernambucana.
Junto com o Dia do Frevo, a cidade celebrou os 80 anos de fundação de dois blocos tradicionais do Recife, o Batutas de São José e Banhistas do Pina. A data duplamente festiva contou com uma extensa programação organizada pela prefeitura, que teve revezamento de grupos e orquestras de frevo pelas ruas do centro.
Motivo de orgulho na cidade, o frevo é considerado um símbolo da valorização e preservação das raízes culturais de Pernambuco. O ritmo surgiu no século XIX como uma variação mais acelerada das tradicionais marchinhas de carnaval. A data é comemorada no dia 9 de fevereiro pois em 1907 foi feita a primeira referência ao nome do ritmo em um jornal recifense. Os historiadores contam que o nome surgiu no boca a boca dos foliões, a partir de uma brincadeira com a palavra 'ferver'.
Em 2007, quando completou 100 anos, o frevo foi considerado patrimônio cultural imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O título inclui ainda a dança característica do ritmo. Os historiadores contam que os passos surgiram da união do estilo musical à capoeira, que era comum na época em que surgiram os primeiros frevos.
As cores, a dança e a velocidade das músicas contribuíram para tornar o ritmo o ícone do Carnaval de Pernambuco, sendo uma das atrações mais aguardadas em todos os locais de festa do estado. No Recife ele é homenageado pelo tradicional bloco Galo da Madrugada e em Olinda ele reina nos diversos blocos que desfilam pelas ruas históricas.