Nem Jesus Cristo, nem freira: Carnaval de Salvador 2026 pode render multa 'gorda' aos foliões que apostarem em fantasias religiosa; entenda!
Cuidado ao escolher a fantasia para o Carnaval de Salvador 2026. O uso de fantasias religiosas pode gerar uma multa caríssima. Entenda e saiba como evitar dor de cabeça na época mais animada do ano.
Vai pular bloco no Carnaval e já está com todas as fantasias separadas? Cuidado: um projeto de lei aprovado em setembro de 2022 e que ainda aguarda sanção do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), pode mudar o planejamento do look de Carnaval de muitos foliões que já estão com samba no pé.
Criada pelo vereador Cezar Leite (PL), a nova proposta tem como objetivo proibir fantasias que possam ofender a fé cristã, como as de Jesus Cristo ou de freira, ou as com conotação sexual também associadas ao cristianismo, aplicando assim penalidade aos que não respeitarem o que foi proposto.
"Agora, vai se pagar multa se botar roupa de Cristo, se colocar roupa de freira para ficar sambando no Carnaval. Artistas que fizerem isso também não serão contratados em eventos promovidos pela prefeitura. Nós defendemos a fé cristã", comentou Cezar Leite.
Caso a pessoa não abandone as fantasias polêmicas e a infração se repita, a multa pode dobrar, chegando a até seis salários mínimos, ou seja, cerca de R$ 9,6 mil. Já pensou? Além disso, o projeto também antevê a criação de canais de denúncia para facilitar a fiscalização no período da festividade.
Proposta de combate à 'Cristofobia' no Carnaval e estende a outras cidades do país
A proposta de combate à intolerância religiosa por meio de fantasias no Carnaval não é só de Salvador. Então,cuidado! Na dúvida é melhor evitar.
Cidades grandes do Brasil, com intensas festas de Carnaval, como São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Maceió, também já aprovaram lei...
Matérias relacionadas