Mocidade põe Machado de Assis e Guimarães Rosa na Sapucaí
A Mocidade Independente de Padre Miguel desafiou-se nesta madrugada a levar para a Marquês de Sapucaí a história dos escritores Machado de Assis e João Guimarães Rosa. O samba-enredo Mocidade apresenta: Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrela em Poesia! foi para a avenida a partir de 1h39 (de Brasília).
» Veja fotos do Desfile da Mocidade
» Veja pôsteres das famosas na Sapucaí
No ano passado, os dois escritores tiveram seu centenário: 1908 foi o ano da morte de Machado e nascimento de Guimarães Rosa. A coincidência foi explorada pelo carnavalesco Cebola, que antes do desfile foi atropelado pelo carro abre-alas. Após o integrante ser socorrido, o veículo pegou fogo, controlado pelos bombeiros.
O carnavalesco caiu do veículo e foi atropelado. O acidente aconteceu em frente à arquibacanda do setor 1, no início da Marquês de Sapucaí. Integrantes da escola tentaram parar o carro, mas não conseguiram impedir o atropelamento.
Em seguida, o carro começou a pegar fogo, que foi controlado pelos bombeiros. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, foi ao local verificar a situação, antes de o problema ser resolvido.
Momentos da vida de Machado de Assis foram retrados em alas específicas, como Sua Vida em Verso e Prosa e Obras Machadianas. Uma pessoa que via à frente de seu tempo, destaca o enredo, e que transitava por diferentes lugares da capital fluminense. Do mesmo modo, a escola mostrou na segunda parte do desfile vida e obra de Guimarães Rosa. Do Médico das Almas ao Escritor e Romancista descreve a linguagem "regional e universal, presente e atemporal, popular e erudita" do escritor e diplomata poliglota.
Fundada em 1955, a escola tem cinco títulos do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Neste ano, entrou na avenida com quatro mil componentes, em 38 alas e oito carros alegóricos.
Além da Mocidade, entraram na avenida Império Serrano e Grande Rio. Completam o desfile as escolas Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor e Unidos da Tijuca.