Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Imperatriz Leopoldinense é eleita melhor escola do carnaval pelo Estandarte de Ouro

A agremiação de Ramos encantou a Sapucaí com o enredo “Ómi Tútu ao Olúfon" — "Água fresca para o senhor de Ifón"

5 mar 2025 - 08h52
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Desfile da Imperatriz Leopoldinense no carnaval do RJ
Desfile da Imperatriz Leopoldinense no carnaval do RJ
Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra

A Imperatriz Leopoldinense conquistou o título de melhor escola do Grupo Especial no Estandarte de Ouro 2025. A agremiação de Ramos encantou a Sapucaí com o enredo “Ómi Tútu ao Olúfon — Água fresca para o senhor de Ifón” e também levou o prêmio na categoria bateria. O Estandarte de Ouro é uma premiação promovida pelos jornais O Globo e Extra, e está em sua 53ª edição neste ano.

  • Acompanhe todas as notícias do carnaval no Terra e fique por dentro de tudo que acontece dentro e fora das passarelas dos samba!  

Dessa vez, a premiação contou com uma novidade: além dos 14 jurados tradicionais, sete convidados participaram da escolha da escola vencedora do prêmio principal. O modelo de votação selecionou uma finalista por noite de desfile do Grupo Especial, com Imperatriz (domingo, 2), Salgueiro (segunda-feira, 3) e Grande Rio (terça-feira, 4) sendo anunciadas ao término de cada dia.

Para o júri, a Imperatriz foi a escola que apresentou o desfile mais completo, equilibrando emoção e clareza na Avenida. A bateria, sob o comando do Mestre Lolo, recebeu o Estandarte de Ouro pela primeira vez na história do prêmio. A escolha do uso de atabaques, combinados com os demais instrumentos, trouxe uma sonoridade diferenciada que impulsionou o canto e a evolução da escola, tornando sua apresentação única.

Desfile da Imperatriz Leopoldinense no carnaval do RJ
Desfile da Imperatriz Leopoldinense no carnaval do RJ
Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra

Na categoria comissão de frente, a Mocidade Independente de Padre Miguel levou a melhor. O júri destacou que a decisão de não utilizar um tripé grandioso permitiu uma maior valorização da performance do grupo, que se apresentou com sincronia e conexão com o enredo "Voltando para o futuro, não há limites para sonhar", assinado pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage. A utilização de robôs na coreografia impressionou o público e se mostrou uma escolha coerente com a temática tecnológica do desfile.

Já a Viradouro brilhou no quesito mestre-sala e porta-bandeira, garantindo o prêmio com Julinho Nascimento e Rute Alves. O casal, que desfilou no domingo, encantou o júri ao carregar o pavilhão com respeito e elegância, transmitindo a ancestralidade da escola. Este é o quinto prêmio de Julinho e o terceiro de Rute, sendo a terceira vez que os dois vencem juntos.

Na categoria Ala de Passistas, o Salgueiro se destacou ao demonstrar sintonia com a bateria. A ala, composta por pomba giras, desfilou logo à frente dos ritmistas, transmitindo a força feminina e abrindo os caminhos da escola.

A Unidos da Tijuca levou o Estandarte de Ouro na categoria Ala das Baianas. O grupo apresentou uma homenagem ao poder materno de Oxum, com figurinos adornados por rendas brancas e enfeites representando cinco ovos, elemento simbólico ligado à divindade. O júri ressaltou a beleza e o forte apelo religioso da fantasia, que também incorporava as cores do pavão, símbolo da escola.

Desfile da Imperatriz Leopoldinense no carnaval do RJ
Desfile da Imperatriz Leopoldinense no carnaval do RJ
Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra

Por fim, o prêmio de melhor samba-enredo ficou com a Beija-Flor de Nilópolis. A composição foi elogiada por seus versos marcantes e melodia envolvente, que homenagearam a memória de Laíla e sua influência na história da escola.

A cerimônia de premiação do Estandarte de Ouro 2025 acontece no dia 19 de março, no Vivo Rio, a partir das 19h30, e tem ingressos à venda para o público. Serão entregues troféus aos vencedores, que também se apresentarão em um show de samba.

Após saída da Imperatriz, Rafa Kalimann diz que vai explorar outros carnavais pelo Brasil:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade