PUBLICIDADE

Com Paolla Oliveira, tradicional Cordão do Bola Preta arrasta multidão no carnaval do Rio

Em seu 103° cortejo, o bloco foi comandado por Neguinho da Beija Flor e Maria Rita e reuniu muitos famosos

18 fev 2023 - 15h57
(atualizado em 19/2/2023 às 01h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Os foliões acordaram cedo neste sábado de carnaval para poder acompanhar o bloco de rua mais tradicional do Rio de Janeiro, o Cordão do Bola Preta. Desde as 7h, uma multidão tomou conta da Rua Primeiro de Março, no Centro da cidade. 

"Viemos pela tradição, todo ano eu e minhas amigas vamos no Bola Preta. E cada ano nos vestimos com uma fantasia diferente", disse a publicitária Rejane Felmora.

Depois de dois anos de pandemia, todos estavam ansiosos por esse momento. A espera pelo 103º desfile do Cordão valeu a pena. Em cima do carro de som estavam Neguinho da Beija Flor e Maria Rita, que animaram o público com o famoso hino do cortejo. "Quem não chora não mama, segura meu bem a chupeta. Lugar quente é na cama ou então no Bola Preta", diz os versos.

O humor, que é uma das marcas do bloco, esteve presente entre os foliões que marcaram presenã. Muitos não deixaram brincar com a polêmica do "bloco ou bloquinho".

"Aqui no Rio é bloco. Não tem isso de bloquinho. Isso é coisa de paulista", brincou o estudante Alexandre

Fantasias engraçadas são a marca do Cordão do Bola Preta
Fantasias engraçadas são a marca do Cordão do Bola Preta
Foto: Armando Paiva / Terra / Armando Paiva / Terra

O retorno do Cordão às ruas também contou com a presença inédita da Tia Surica, baluarte da Portela. Além da cantora baiana Emanuelle Araújo, que também participou pela primeira vez do Bola Preta. 

"Depois de dois anos sem carnaval, estamos de volta. Estar na rua é maravilhoso. São 104 anos de carnaval", disse Pedro Ernesto presidente do Bola Preta

A Rainha do Bloco, Paolla Oliveira, marcou mais uma vez a presença no desfile. Assim como a atriz Leandro Leal, que é porta-estandarte há mais 10 anos. 

Bolhas de sabão enfeitam as ruas do Centro do Rio.
Bolhas de sabão enfeitam as ruas do Centro do Rio.
Foto: Armando Paiva / Terra / Armando Paiva / Terra

Segurança reforçada

Por ser considerado um megabloco --blocos que ultrapassam o número de 100 mil pessoas--, a Polícia Militar reforçou o esquema de segurança no local. Havia diversos pontos de revista e bloqueio com detectores de metais, que foram montados nas intermediações de acesso.

A operação contou ainda com o auxílio de viaturas da Polícia Militar localizadas em várias partes do percurso e com a presença de agentes de segurança.

Fantasias combinadas são marcam o carnaval do Rio
Fantasias combinadas são marcam o carnaval do Rio
Foto: Armando Paiva / Terra / Armando Paiva / Terra

História do bloco 

O Cordão da Bola Preta foi fundado em 1918 e está no seu 103º desfile. Esse é um dos últimos blocos restantes dos antigos cordões carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século 20. 

Apesar das décadas de existência, o Cordão manteve a tradição das marchinhas e dos sambas-enredos..

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade