Bad Bunny é processado por usar música sem autorização; entenda
Cantor enfrenta processo judicial dois anos após ser acusado de usar trecho de música de Joeboy sem dar os devidos créditos
Mais de dois anos depois da acusação de que Bad Bunny não teria creditado um artista do afrobeats em sua música "Enséñame a Bailar", um processo foi finalmente aberto sobre a situação.
Em fevereiro de 2023, Mr. Eazi, fundador da gravadora emPawa Africa, ameaçou Bad Bunny com uma ação legal por violação de direitos autorais, afirmando que a estrela do reggaeton sampleou "Empty My Pocket", de Joeboy, um artista da gravadora de Eazi, sem permissão.
Durante nove meses após o lançamento do disco vencedor do Grammy, Un Verano Sin Ti, Mr. Eazi insistiu numa atribuição adequada dos créditos, sem sucesso, antes de tornar sua demanda pública.
A equipe da emPawa África vem tentando resolver essa questão amigavelmente desde maio do ano passado com nossas equipes jurídicas", disse Mr. Eazi em um comunicado. "Mas a intenção da Rimas Music [gravadora de Bad Bunny] é claramente se apropriar descaradamente do trabalho de jovens criadores africanos para seu próprio benefício, sem dar os devidos créditos."
No dia 2 de maio, mais de dois anos após Mr. Eazi tornar a briga pública, o produtor de "Empty My Pocket", Dera, entrou com uma ação judicial contra Bad Bunny, alegando que a equipe do cantor continuamente "obstruiu" as tentativas de dar o devido crédito a Joeboy e Dera, de acordo com a Billboard.
"Não é muito comum que um artista musical do calibre e sofisticação de Bad Bunny use a música de outra pessoa sem permissão e ignore os esforços da pessoa para resolver o problema", disse o advogado de Dera, Robert A. Jacobs. "Tal resposta é especialmente surpreendente quando o uso não autorizado permeia toda a obra do artista musical. Infelizmente, essas são as circunstâncias aqui."
A equipe de Bad Bunny argumentou que a amostra foi obtida com a permissão da Lakizo Entertainment, que em algum momento atuou como distribuidora da música. A batalha prolongada entre Lakizo e emPawa foi relatada pelo OkayPlayer, com a música desaparecendo dos serviços de streaming em virtude da disputa judicial. Independentemente do acordo, o processo de Dera alega que a Lakizo não tinha o direito de liberar a amostra de "Empty My Pocket".
"Apesar da cooperação dos autores da denúncia, os réus criaram obstruções após receberem as informações solicitadas, deixando claro que o caso somente seria solucionado por meio dos tribunais", escreveram os advogados de Dera.
Artigo publicado em 9 de maio de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, .
+++LEIA MAIS: Bad Bunny anuncia nova data em São Paulo em 2026; veja preços dos ingressos
+++LEIA MAIS: As 10 músicas mais populares de Bad Bunny no Deezer em 2025