As pessoas nascidas nas décadas de 60 e 70 são mais felizes, segundo a psicologia
Para especialistas, o bem-estar e plena felicidade podem ser atingidos tanto com a maturidade emocional como com a experiência de vida e a sabedoria
Hoje aquelas pessoas que nasceram entre os anos de 1960 e 1970 já passaram dos 55 anos. Com frequência, essa parte da população já encara grandes mudanças na vida pessoal e que incluem a aposentadoria, problemas de saúde e alterações na parte física.
Ao mesmo tempo, os especialistas dão uma notícia para esse grupo: nesse tempo, quem já passou dos 55 anos também tem chance de atingir a plena felicidade. E para se envelhecer de forma digna é preciso seguir alguns pontos, como preservar elevada a qualidade de vida, manter a autonomia e estar à frente de decisões que envolvem o bem-estar tanto físico como psicológico.
50 anos podem provocar medo por ser 'ponto do meio'
O passar do tempo pode provocar tristeza em algumas pessoas com mais de 55 anos, porém o próprio tempo pode representar as várias vitórias, conquistas e memórias de uma vida.
Ultrapassar os 50 anos pode causar medo, uma vez que é o chamado "ponto intermediário", mas também provoca gratidão. A psicologia entende que a curva da felicidade faz as pessoas dessa idade alcançarem o máximo em termos de alegria.
Curva da felicidade: o que significa?
Uma série de estudos no exterior, um deles do economista David Blanchflower, do Darmouth College, indica que essa sensação de bem-estar corresponde a um padrão como se fosse a letra U. Ou seja, começa a haver uma diminuição a partir da juventude e que se alastra até os 40 ou 50 anos, porém na sequência há um crescimento até se chegar ao ápice nos 60 e 70 anos.
Ainda segundo os especia...
Matérias relacionadas
Estas são as três cores que as pessoas difíceis de manipular usam, segundo a psicologia