SP: "Estou passando mal", diz Tiago Abravanel sobre estreia de 'Tim Maia'
- Gisele Alquas
- Direto de São Paulo
Sucesso de público no Rio de Janeiro durante sete meses, Tim Maia - Vale Tudo, o Musical, chega a São Paulo. Protagonizado por Tiago Abravanel, o espetáculo estreia em 9 de março, no Teatro Procópio Ferreira. O ator e o diretor João Fonseca receberam a imprensa, na tarde desta terça-feira (28), e falaram da expectativa em trazer o musical para a capital paulista.
"Estou até passando mal de tão ansioso. Estrear aqui é maravilhoso para mim porque é minha cidade, onde está minha família e meus amigos. Não sei o que vai acontecer", disse o ator. Com texto do escritor Nelson Motta, amigo pessoal de Tim, o espetáculo conta a história do cantor dos 12 aos 55 anos. Com três horas de duração, o elenco revive momentos marcantes do artista com suas canções inesquecíveis.
"Me preocupei em não imitá-lo, mas construir um personagem com as características marcantes dele. Foi um trabalho cheio de detalhes e por isso agradeço ao João, que fez com que eu não me preocupasse em cantar igual ao Tim e sim buscar detalhes de sua personalidade", afirmou Tiago.
O ator teve seis semanas para ensaiar. Nesse período, diretor e elenco adaptaram o texto, baseado na obra Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia, de Motta. "O Nelson é uma pessoa generosa e seu livro é sensacional. Infelizmente teve muita coisa que teve que ficar de fora", afirmou o diretor o musical.
Tiago Abravanel, que carrega no sobrenome o peso de ser neto de Silvio Santos, recebeu o reconhecimento da crítica e do público graças ao teatro, diferentemente da maioria dos atores que se torna conhecida pela TV. Com sete musicais no currículo, o ator agradece a receptividade das pessoas: "esse carinho do público é o maior presente que pude receber, ainda mais que não sou da televisão. Ver todos os dias o teatro lotado foi maravilhoso".
Para chegar ao papel principal, Tiago passou por uma bateria de testes e quase foi rejeitado pelo diretor. "Me pediram para eu ouvi-lo. Quando vi seu nome, pensei: 'se ele é neto do Silvio Santos, deve ser muito branco, já começa errado e não vai dar certo", brincou o diretor. "Mas quando ele abriu a boca, em 15 segundos de música eu já estava chorando. O Tiago me fez prestar atenção na letra e ali eu tinha escolhido o ator", contou João Fonseca.
Tiago Abravanel acrescentou que se preparou bastante para o musical: "tive que deixar o sotaque paulistano de lado e incorporar um carioca. Como são três horas de espetáculo, cuido muito da minha saúde". Prestigiado por muitas celebridades enquanto ficou em cartaz no Rio de Janeiro, o ator citou três que o deixaram emocionado: "quando vi na plateia Fernanda Montenegro, Xuxa e Ivete Sangalo, eu tremi".
Tim Maia - Vale Tudo ficou sete meses em cartaz no Rio, e de acordo com o diretor, mais de 100 mil pessoas assistiram ao musical. Em São Paulo, o espetáculo fica em cartaz até 24 de junho, de quinta à domingo. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 150.