Shakira anuncia construção de 10 escolas em região atingida por terremoto na Colômbia
Cantora colombiana visitou país e prometeu reerguer universidade em Chocó
A cantora Shakira anunciou a construção de 10 escolas no departamento de Chocó, no noroeste da Colômbia, como parte dos esforços de reconstrução da região após o forte terremoto que atingiu o país no último dia 10 de agosto.
A iniciativa será realizada por meio de sua Fundação Pies Descalzos, com o apoio do filantropo americano Howard Buffett, filho do bilionário Warren Buffett.
Natural da cidade de Barranquilla, Shakira chegou à Colômbia em um avião particular acompanhada de Buffet e, em seguida, ambos viajaram para Chocó.
Durante a visita, a cantora colombiana também se comprometeu a reconstruir a Universidade Tecnológica de Chocó, localizada em Quibdó, que foi destruída pelo tremor.
"Vou dedicar todos os meus esforços pessoais à reconstrução da Universidade Tecnológica de Chocó", declarou a artista.
Ao lado da governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, Shakira visitou alguns dos locais destruídos pelo terremoto que deixou ao menos 304 mortos, 4.548 feridos e 426 desaparecidos em todo o país.
No local, a cantora pediu aos governos do Japão, do Canadá e do Reino Unido que apoiem os esforços de reconstrução. O foco da iniciativa será a recuperação da infraestrutura educacional do departamento, uma das áreas mais afetadas pela tragédia.
Shakira também revelou que, durante o fim de semana, foram arrecadados US$ 1 milhão por meio da organização internacional Global Citizen e da Live Nation, empresa do setor de entretenimento.
A cantora destacou ainda que sua relação com Chocó não é recente. Segundo ela, a Fundação Pies Descalzos atua na região há 22 anos. Nesse período, o projeto ajudou 400 alunos a concluir o ensino médio, dos quais 70% seguiram para o ensino superior.
"Nós, colombianos, estamos agora mais unidos do que nunca", afirmou Shakira, acrescentando que o país atravessa "uma das piores tragédias que a Colômbia já enfrentou".
Ela, no entanto, ressaltou a disposição de continuar os esforços de reconstrução. "Não pararemos até que todas as crianças voltem à escola, até que todas possam recuperar a sensação de normalidade e retomar suas vidas e o convívio com seus amigos", concluiu. .
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.