Público poderá ver mosaicos de cúpula de Batistério de Florença
Turistas terão oportunidade única durante obras de restauro
Os visitantes que querem conhecer os mosaicos da cúpula do Batistério de São João, em Florença, na Itália, terão uma oportunidade única: a partir de 24 de fevereiro, quem reservar o passeio poderá ver os detalhes do local de maneira bem próxima.
Os interessados precisarão reservar uma "visita exclusiva", disponível no site duomo.firenze.it.
Essa é a primeira vez em mais de um século que a área da cúpula é restaurada, em uma área total de mais de 1,2 mil metros quadrados e que contém 10 milhões de pequenos pedaços de cerca de 5 x 20 milímetros.
A obra de restauração, que deve durar seis anos, começou nesta quarta-feira (8) e para fazê-la foi necessário criar um canteiro de reparos "tecnologicamente inovador".
Toda a área da parte baixa continuará disponível para a visitação, com as paredes expostas. Ao mesmo tempo, uma estrutura de metal foi construída para permitir os trabalhos no teto e, para erguê-la, o local ficou fechado entre 17 de outubro do ano passado e o fim de dezembro.
A ideia é que, após os trabalhos, todas as milhões de pequenas partes do mosaico voltem a brilhar seu ouro e suas cores afetadas pela passagem do tempo.
O Batistério de São João fica em frente ao Domo de Florença e é conhecido tanto por seus mosaicos como por suas portas de bronze finamente trabalhadas. Não se sabe exatamente a origem do prédio, com várias versões diferentes sobre sua história, mas convencionou-se que ele foi construído no século 4. .