PUBLICIDADE

Negritude no cinema: cinco histórias protagonizadas por mulheres pretas poderosas

13 set 2023 - 08h53
Compartilhar
Exibir comentários

Sabemos que existem atrizes e diretoras negras poderosíssimas, mas e se o recorte for de histórias sobre mulheres pretas: qual a personalidade empoderada que vem em mente? Pensando nisso, separamos para vocês uma lista com filmes que contam a história de mulheres pretas poderosas.

É comum o cinema contar histórias de personalidades imponentes, inteligentes e empoderadas. Ainda mais pensando em pessoas que realmente existiram, é mais do que nunca algo inspirador, com isso em vista, a nossa lista de cinco filmes traz recortes de histórias baseadas em fatos reais.

Vale ressaltar que, considerando nossa menção anterior a "A Voz Suprema do Blues", não repetiremos aqui a indicação de Ma Rainey. No entanto, indicamos cinco filmes sobre música para mais sugestões. Dito isso, vamos para a nossa nova lista.

Estrelas Além do Tempo (2016) - Disney+

Com três indicações ao Oscar de 2017, Estrelas Além do Tempo retrata um momento em que o mundo estava atento às intempéries da Guerra Fria e de todas as questões raciais. O filme nos convida a acompanhar um grupo de três amigas que trabalham na NASA em meio a todo esse caos externo e interno nos Estados Unidos.

Disponível no Disney+, a história baseada em fatos reais retrata os acontecimentos vividos por Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que lutaram contra o preconceito na NASA, para conseguir ascender profissionalmente na instituição.

Que Horas Ela Volta? (2015) - GloboPlay

Usando um pouco da liberdade poética para a construção desse texto, vamos falar de Que Horas Ela Volta. Um filme nacional, que aborda uma realidade que representa ou representou várias pessoas no Brasil. 

Além disso, esse filme tem uma outra peculiaridade, ele foi lançado no exterior antes da estreia nacional. Sendo lançado em seis países europeus antes de voltar para o Brasil, ele foi pré-selecionado para o Oscar de 2016, mas não foi para a lista final de indicados. Ainda assim foi eleito um dos melhores filmes daquele ano pela National Board of Review, e está na lista dos 100 melhores filmes nacionais da Abraccine (na posição 71).

Harriet - O Caminho Para a Liberdade (2019) - Aluguel Online

Harriet Tubman tem a sua biografia retratada em tela, de forma fiel e cheia de detalhes. A história do filme retrata momentos que aconteceram durante a Guerra Civil estadunidense, onde a ativista política lutou pela liberdade de negros escravizados, no Sul dos Estados Unidos.

Harriet Tubman ganhou vida nas telas através da atriz, cantora e compositora Cynthia Erivo e sua interpretação rendeu a indicação ao Oscar de melhor atriz em 2020, além da indicação de melhor canção original escrita e interpretada por Cynthia.

Harriet - O Caminho Para a Liberdade está disponível somente para aluguel online.

Dreamgirls: Em Busca de um Sonho (2006) - HBOmax

Enquanto não temos um show da Beyoncé aqui no Brasil, que tal conferirmos a atuação da diva do pop, em um filme sobre música e baseado em uma história real? Dreamgirls: Em Busca de um Sonho é um filme inspirado em um musical da Broadway, que por sua vez tem inspiração na história das Supremes.

A obra se passa em Detroit da década de 60, nos levando a conhecer as The Dreamettes, um trio formado por Deena Jones (Beyoncé) Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) e Effie White (Jennifer Hudson). Na história, o trio é descoberto e agenciado por Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx) e o filme ainda conta com Eddie Murphy no elenco.

Dreamgirls: Em Busca de um Sonho recebeu 8 indicações ao Oscar de 2007, vencendo as categorias de melhor atriz coadjuvante com Jennifer Hudson e melhor mixagem de som.

Mulher Rei - HBOmax

Mulher Rei dispensa comentários, não é bem uma história baseada em acontecimentos com uma personalidade em específico, mas sim com todo o Reino do Daomé e o povo Fom. Um reino que era administrado dentro de uma cultura dualista, onde homens e mulheres exerciam funções similares na organização do reino.

O filme tem a excelente direção da Gina Prince-Bythewood e conta com um casting incrível de atrizes que interpretam as guerreiras Agojie, lideradas por Nanica (Viola Davis).

Extra - Princesa e o Sapo - Disney+

Não é um filme baseado em fatos reais e muito menos um live action, mas não poderíamos deixar de colocar nessa lista o filme Princesa e o Sapo da Disney, afinal estamos falando da primeira princesa negra da Disney.

O filme se passa em New Orleans e é cheio de referências musicais do Jazz da região e com a Anika Noni Rose dando voz a Tiana, uma mulher empoderada que sonha em um dia abrir o seu próprio restaurante.

Assistir a esses filmes é uma oportunidade de se inspirar e reconhecer as histórias de mulheres pretas poderosas, que deixaram um impacto duradouro no mundo. 

Compartilhe suas impressões sobre esses filmes e nos conte qual deles é o seu preferido e por quê. Juntos, celebramos a diversidade e a representatividade no mundo cinematográfico. 

Sobre o Autor 'Prazer, Diego Silver!'

Pai, Preto, Nerd e Mestre Jedi na arte de fazer meu dia parecer que tem 48hrs. Sou apaixonado por One Piece e fui educado em um mix de Tokusatsu, filmes chineses às segundas-feiras e Blaxploitation. Prometo ignorar argumentos rasos, ao mesmo tempo que vou elogiar coisas bobas e edificar alegorias que vão ensinar que o mundo não é o playground do condomínio.

AUR
Compartilhar
Publicidade
Publicidade