Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filme sobre juventude neofascista é indicado da Itália ao Oscar

'Família', de Francesco Costabile, superou 23 concorrentes

23 set 2025 - 07h55
(atualizado às 09h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O longa-metragem "Família", de Francesco Costabile, foi escolhido para representar a Itália na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional em 2026.

Cena de 'Família', de Francesco Costabile
Cena de 'Família', de Francesco Costabile
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (23) pela Associação Nacional das Indústrias Cinematográficas e Audiovisuais (Anica), após uma reunião do comitê de seleção em Roma.

"Família" levou a melhor sobre outros 23 concorrentes e terá o desafio de representar o país com mais estatuetas na categoria de melhor filme internacional, com 14 vitórias, a última delas em 2013, com "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino.

Uma pré-lista será divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, em 16 de dezembro de 2025, enquanto os indicados serão revelados em 22 de janeiro de 2026. Já a cerimônia de premiação está marcada para 15 de março do ano que vem, em Los Angeles.

Baseado em uma história real, "Família" foi exibido na seção Horizontes do Festival de Veneza em 2024 e acompanha a trajetória de Gigi (Francesco Gheghi), um jovem militante neofascista de uma modesta família da classe trabalhadora destruída pela violência doméstica e que vive à sombra de seu pai criminoso, Franco (Francesco Di Leva).

"A violência de gênero pertence a toda a sociedade e é um tema universal e urgente, sobretudo no atual momento histórico", declarou Costabile, que citou o assassinato do ativista de extrema direita americano Charlie Kirk, um "representante da América católica fundamentalista da qual as mulheres são vítimas".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade