Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Colégio Dante Alighieri em SP forma 1ª turma do currículo italiano

Cerimônia ocorreu no auditório Miro Noschese, no edifício Galileu Galilei

7 jan 2026 - 08h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Colégio Dante Alighieri, uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, realizou na última sexta-feira (12) a formatura de 13 alunos do Liceo Scientifico, sua primeira turma desde que o currículo italiano foi suspenso em 1942, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Colégio Dante Alighieri em SP forma 1ª turma do currículo italiano
Colégio Dante Alighieri em SP forma 1ª turma do currículo italiano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Com isso, os estudantes que concluíram o "Liceo" no colégio terão os diplomas brasileiro e italiano. Todos realizaram o Exame de Estado, que marca o encerramento do ciclo escolar no país europeu, e foram aprovados. Eles poderão ingressar em qualquer universidade da Itália ou da União Europeia, sem necessidade de revalidação.

A cerimônia ocorreu no auditório Miro Noschese, no edifício Galileo Galilei, no próprio colégio, e contou com a presença de autoridades e personalidades da comunidade italiana, como a cônsul-adjunta da Itália em São Paulo, Marianna Haddad; o presidente do Dante Alighieri, José Luiz Farina; o diretor Istituto Italiano di Cultura, Lillo Guarneri, entre outros.

O presidente Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, que não conseguiu estar presente devido a um acidente, enviou um vídeo para os formandos e familiares falando sobre a poesia de Dante Alighieri.

O currículo internacional coloca o Liceo Dante entre as 47 escolas paritárias reconhecidas pelo governo italiano em todo o mundo; no Brasil, apenas outras duas instituições de ensino ? uma em São Paulo e outra em Minas Gerais ? detêm o mesmo reconhecimento.

A paridade, um desejo antigo do presidente do Dante Alighieri e dos dirigentes da escola, que foi fundada por imigrantes italianos em 1911, foi conquistada em 27 de janeiro de 2023.

O reconhecimento contempla o nono ano do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio, que correspondem ao "Liceo" do sistema escolar italiano. O Dante já teve a paridade até 1942, quando a ditadura de Getúlio Vargas proibiu o ensino de italiano nas escolas brasileiras devido à Segunda Guerra. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade